Núcleo de futebol feminino do projeto “Crescendo com Esporte” é um sucesso

A Prefeitura de Cabo Frio desenvolve o projeto socioesportivo “Crescendo com o Esporte”. Coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o projeto incentiva a prática esportiva para pessoas de todas as idades, oferecendo diversas modalidades em núcleos distribuídos por toda a cidade de forma totalmente gratuita. 

As aulas acontecem em 110 núcleos/subnúcleos distribuídos nos três ginásios poliesportivos, nas praças públicas e outros locais pré-determinados. Entre diversas modalidades, está o futebol, que desperta cada vez mais o interesse das mulheres. As aulas de futebol feminino do projeto têm sido muito procuradas. 

Yan Lucoli, professor de futebol feminino, procura abranger todas as categorias dentro do futebol, juntando meninas mais novas, as de 17 anos e também as da fase adulta. 

- A partir dos 12 anos já tem meninas treinando com a gente. Estamos no processo para trazer novas meninas de toda a região. Por turma, temos uma média de 10 alunas – afirma o professor. 

Kauany Dias da Costa, de 15 anos de idade, afirma que já praticou vários esportes antes de se apaixonar pelo futebol. 

- Meu pai jogava bola e eu o acompanhava nos treinos e jogos, com isso comecei a gostar e acabei ficando no futebol – afirma Kauany, que é apontada como um dos destaques do futebol feminino na cidade. 

A jogadora ainda diz que é bom representar o município e levar o nome de Cabo Frio para os campeonatos disputados em todo o Estado. 

– É maravilhoso levar o time para ganhar os jogos, participar dos campeonatos da região – garante a atleta, que está no projeto há três anos. 

As equipes femininas de futebol montadas pelo projeto “Crescendo com o Esporte” representam Cabo Frio em campeonatos na região e outros de nível estadual. Segundo Lucoli, o objetivo é participar do máximo de competições possíveis ao longo da temporada. 

- No ano passado, disputamos um campeonato na categoria de 17 anos e fomos campeões. Participamos do torneio de Nova Iguaçu, que é a nossa meta deste ano, e já estamos nos preparativos para essa competição, que inicia no mês de abril – conta o treinador. 

Os treinos acontecem às quartas, sextas e sábados, a partir das 15h, quando começa o trabalho de musculação. Depois as jogadoras vão para o campo do Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho – ou para a quadra de grama sintética, dependendo da programação – com os treinos se estendendo até às 18h30 com o bate-papo final, para a interação das alunas. 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, afirma que esse é o único projeto socioesportivo na região bancado 100% pelo Poder Público. 

- Em Cabo Frio, o prefeito Alair Corrêa teve como meta dar prioridade e continuidade a esse projeto pela sua importância – afirma Alfredo. 

Os documentos necessários para se matricular no projeto “Crescendo com o Esporte” são os seguintes: para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, atestado de saúde e uma declaração escolar que comprove que a criança/jovem esteja estudando. Para maiores de idade serão necessários: uma foto 3x4, cópia da identidade, cópia do comprovante de residência e atestado de saúde.