1º Campeonato Municipal Estudantil de Xadrez acontece dia 27

A Cidade da Criança Zilda Arns vai sediar o 1º Campeonato Municipal Estudantil de Xadrez Rápido nesta sexta-feira (27). O evento será realizado em parceria com a Academia de Xadrez de Campos, e contará com a participação do atleta Eduardo da Matta, atual campeão estadual, e de atletas de cinco categorias, que vão servir de inspiração para os estudantes participantes do evento.

De acordo com informações do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Wainer Teixeira, que faz a gestão da Cidade da Criança, será realizada a simultânea com 15 atletas a partir das 10h. Ao todo, cerca de 80 atletas são esperados no evento. 

Segundo o presidente da Academia de Xadrez de Campos (AXC), Victor Paiva de Azevedo Duarte, a competição terá a participação de atletas de cinco categorias: pré-mirim (sub 10), mirim (sub12), infantil (sub14), cadete (sub16) e juvenil (sub18). Contudo, ele ressalta que não há limite mínimo de idade para a criança iniciar no xadrez.

- O Xadrez, por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Além disso, é uma atividade lúdica que estimula o desenvolvimento de inúmeras capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. Nosso objetivo é fomentar o ensino e a prática sistematizada do esporte – completa Victor. 

Ele acrescenta que por proporcionar prazer em seu estudo, o xadrez é um excelente elemento estruturador do tempo livre de crianças e adolescentes. “Este evento é resultado do crescente número de praticantes no meio escolar, fruto dos projetos de xadrez pedagógico e de base desempenhados pela AXC nos últimos três anos em Campos e na região”, destaca.

- O ponto alto será a participação do campeão estadual, Eduardo da Matta, que enfrentará 15 jogadores de xadrez simultaneamente. O campeonato terá início às 10h, e será disputado em sete rodadas de 15 minutos de reflexão para cada jogador – informa o presidente da Codemca, Wainer Teixeira. 

Sobre a importância do xadrez, Wainer destaca que “pelo fato do jogo de tabuleiro, envolver duas pessoas, que podem interagir tanto para recreação como para competição, é importante para promover a interação social e, no caso das crianças, desenvolver habilidades importantes, como sensoriais e o tirocínio, por exemplo, importantes para a tomada de decisões rápidas”. 

- A Cidade da Criança é um parque idealizado para proporcionar diversão, lazer e conhecimento. Por isso, entendemos que esta parceria com a Academia de Xadrez de Campos é uma iniciativa que poderá render bons frutos. Este primeiro Campeonato será um teste, e de acordo com o feedback, poderemos desenvolver oficinas de xadrez – conclui Wainer. 

Comentários