Atletas macaenses vão disputar Mundial de Jiu-Jítsu na Califórnia

Mesmo em um período em que o principal assunto na cidade e a país gira em torno da crise econômica, pouco a pouco o jiu-jítsu vem colocando a Capital do Petróleo em destaque nas competições pelo país, e também no exterior. Um exemplo são os atletas da equipe da Nova União Macaé Barroco Combat (mestre Claúdio Joanino) Eloísa Souto e Luis Felipe Souto. 

Nesta quinta-feira (26) eles seguem para a Califórnia onde irão disputar nos próximos dias 1º, 2, 3, 4 e 5 o Campeonato Mundial World Jiu-Jítsu IBJJF Championship, em Long Beach.  Essa será a segunda vez que os atletas seguem em busca do título.

Na edição de 2015, Eloísa foi vice-campeã na categoria adulto peso pena. "Para este ano treinei bastante e a expectativa é ser campeã. Me preparei todos os dias sob a supervisão do mestre Claudio Joanino na Academia OAK do Luan Carvalho. Agora é seguir em busca do título e dar o melhor de mim", disse.

Na oportunidade a atleta agradece ao mestre Claudio Joanino e Nuam Carvalho por todo apoio. "Sem toda força e incentivo deles talvez hoje eu não colecionasse títulos como de tri-campeã Brasileira pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu) conquistado esse ano, entre vários outros títulos Internacionais", disse a jovem atleta. 

Já Luiz Felipe conta que, na edição anterior, participou da prova por intermédio da irmã. "Não estava muito preparado e acabei ficando na 4ª de final. Mas para mim foi uma vitória. Eu estava acabando de estrear a faixa marrom e junto disputando um mundial. Dessa vez estou mais preparado e vou em busca de um resultado melhor", disse o atleta que é campeão do Brasil pela CBJJ na luta sem quimono. 

Ele também treina na Academia OAK sob a supervisão do mestre Claudio Joanino. 
Toda viagem, hospedagem e demais despesas estão sendo custeadas pelos atletas que continuam em busca de patrocínio.  "Precisamos de ajuda, porque é muito campeonato para participar e todo o custo sai do nosso bolso", relataram.  

Os interessados em ajudar a equipe da Nova União Macaé Barroco Combat, ou um atleta, pode entrar em contato pelos telefones: (22) 99209-3709/ 2773-5040 ou pelos e-mails: elosouto@hotmail.com ou luisfelipesoutojj@gmail.com

O jiu jitsu ou jiu-jítsu, também conhecido pelas grafias jujutsu ou ju-jítsu é a denominação da arte de guerra. Trata-se de uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras.

Comentários