Campeonato Municipal Estudantil de Xadrez reúne 120 atletas

Cerca de 120 estudantes participaram do 1º Campeonato Municipal Estudantil de Xadrez Rápido, realizado na tarde deste sábado (28), na Cidade da Criança Zilda Arns, em parceria com a Academia de Xadrez de Campos. A competição contou com a participação de atletas divididos em cinco categorias: pré-mirim (sub 10), mirim (sub 12), infantil (sub 14), cadete (sub 16) e juvenil (sub 18), de escolas das redes pública e privada. O evento foi realizado na geodésica.

De acordo com o presidente da Academia de Xadrez de Campos, Victor Paiva de Azevedo Duarte, o xadrez, por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. “Além disso, é uma atividade lúdica, que estimula o desenvolvimento de inúmeras capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. Nosso objetivo é fomentar o ensino e a prática sistematizada do esporte - destaca Victor.

A telefonista Cristiane Monteiro, 52 anos, mãe do aluno Davi Monteiro, 8 anos, do Colégio Pitágoras, estava na torcida do filho. 

- Acho muito importante esta atividade para os alunos. Onde ele estuda o Xadrez está na grade curricular, e vejo o quanto isso é importante no desenvolvimento cognitivo. Ele despertou o interesse depois das férias que passou na casa da tia, onde aprendeu a jogar. Quando está em casa, ele joga no tablet. Ele realmente está levando a sério - disse a mãe, satisfeita. 


Comentários