Macaense conquista vitórias e medalhas no mundo esportivo


Despontando na cidade repleta de medalhas está a atleta Vanderlúcia Márcia Nunes Fernandes. A jovem de 26 anos acaba de retornar de São Paulo (SP), trazendo com ela mais uma expressiva vitória: o título de Vice-Campeã da Copa Brasil de Kickboxing. O campeonato aconteceu de 4 a 7 de setembro, no Clube Ypiranga, no bairro Ypiranga, em São Paulo, numa realização da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBK).

Acompanhada do seu treinador Amadeu Crizanto, a atleta macaense foi a única representante de Macaé, que integrou a Delegação Carioca de Kickboxing (DCK), sendo filiada a Associação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais (AIKAM).

Neste campeonato, Vanderlúcia disputou a final com duas atletas de São Paulo (SP), vencendo a primeira luta com nocaute e na final perdeu por pontos, ficando com a Medalha de Prata (2º lugar).

Em Macaé, a atleta faz parte da Academia O2 Physical, integrando a equipe Renovação Figth Club. "Foi muito importante para mim chegar tão alto e participar de um campeonato nacional. É muito orgulho", disse ela, ressaltando ainda a sua imensa emoção com esta vitória.

Trajetória da atleta

Sem nenhuma pretensão esportiva, Vanderlúcia Márcia Nunes Fernandes buscou uma academia com a intenção de emagrecer pois pesava 96 quilos. Ingressou na Academia O2 Physical no Muay Thai. Logo o treinador Amadeu Crizanto percebeu o seu enorme potencial. "Com o tempo fui observando o interesse dela pelo esporte, a sua dedicação e a sua garra nos treinos. Vi de imediato que ela tinha um elemento a mais chamado talento", declarou o treinador, acrescentando a sua satisfação pela descoberta da aptidão da atleta para o esporte.

A partir daí, a jovem passa a intensificar os treinos no Kickboxing, participando de torneios, destacando-se logo no primeiro Campeonato, que foi a Taça Guanabara, quatro meses após o início na categoria 65 quilos.

Títulos de vencedora

Com menos de um ano de atividades esportivas no Kickboxing, Vanderlúcia conquistou o Vice-Campeonato da Taça Guanabara, realizado em São Gonçalo (RJ) pela Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro (FKRJ); em seguida sagrou-se Campeã do Inter-Municipal de Kickboxing, também em São Gonçalo (RJ); logo depois participa da primeira etapa da Taça Rio de Kickboxing, também pela Federação, conquistando o título de Vice-Campeã, todos na modalidade Low Kick até 60 quilos; e o último foi o Vice-Campeonato da Copa Brasil de Kickboxing, em São Paulo (SP).

Vida de atleta
Vanderlúcia com seu treinador Amadeu Crizanto

Vanderlúcia treina de segunda a sexta-feira em três academias. Funcionária de cartório da cidade, a atleta acorda cedo e vai treinar das 6h às 7h Kickboxing O2 Physical e segue para o trabalho. À tarde, após o trabalho, volta à academia para malhar das 18h às 20h.

Ou seja, duas vezes na semana na Crossfit Macaé, e três vezes na semana musculação e aeróbica na Academia Sérgio Mariola. Alguns finais de semana, ainda tem treinos na praia. A alimentação é balanceada, onde ela come apenas carne branca, legumes e saladas.
Metas e desafios

Segundo o treinador Amadeu, a atleta tem como meta continuar diputando os campeonatos da Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro, onde um deles é o Estadual de Kickboxing, disputando o cinturão na sua categoria até 60 quilos, marcado para o próximo mês de novembro. Paralelamente, a jovem atleta planeja lutar muito para se tornar uma profissional de Kickboxing, e conquistar o Warrios Rio Kombat (WRK), e num futuro próximo disputar o WGP.

Agradecimentos

A atleta agradece o apoio recebido do treinador Amadeu, deixando registrado os seus agradecimentos aos parceiros de equipe, as Academias Crossfit Macaé, Sérgio Mariola, e O2 Physical; a JR Suplementos, a madrinha Iracema Alves da Costa; a Associação Interestadual de Associação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais (AIKAM), na pessoa do presidente Fernando Ferrera; a Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro (FKBERJ), na pessoa do presidente Captulino Gomes; aos parentes e amigos.

Kickboxing

Kickboxing ou Full Contact não só se refere apenas a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing) como também é um estilo de arte marcial e desporto de combate.

O kickboxing é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.
Num sentido amplo, há várias artes marciais nomeadas como kickboxing ou full contact, incluindo o adithada (boxe indiano), lethwei (boxe birmanês), assim como o savate (boxe francês). Num sentido restrito, o termo kickboxing é associado ao kickboxing japonês, ao kickboxing americano e estilos ou regras spin-off.

A modalidade de Kickboxing de Vanderlúcia é a Low kick, que é um full contact mais completo no qual é válido o uso de caneladas nas coxas interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima.

Comentários