Programa Forças no Esporte inicia aulas de natação em Campos

Os alunos de escolas municipais atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), do 56º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, passaram a ter também aulas de natação na Vila Olímpica do Jardim Carioca. As aulas serão sempre as segundas-feiras, dentro do tempo destinado a atividades esportivas. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Superintendência de Paz e Defesa Social, Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e instituições privadas.

O Profesp foi lançado este ano, atendendo meninos entre 9 e 11 anos, de áreas de vulnerabilidade social. As atividades até então aconteciam apenas dentro da área do batalhão, no horário de contraturno escolar. Os alunos participantes são dos Cieps Villa-Lobos, do Parque São José, e Carmem Carneiro, do Eldorado, além de duas casas de acolhimento da FMIJ. 


Segundo a estagiária Kelly Resende, que está conduzindo as aulas, a natação contribui para um excelente desenvolvimento motor, psíquico e social. “É um esporte considerado completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, como capacidade respiratória e sistema cardiovascular. Tem papel fundamental na formação da personalidade e da inteligência das crianças, além de ser um esporte que não tem idade para começar nem parar de nadar”, declara.

A chefe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Suellen André, da Superintendência de Paz e Defesa Social, disse que a iniciativa partiu dos militares do 56º BI, que gostaram da infraestrutura da Vila Olímpica, aberta para utilização da comunidade. “Eles conheceram todo o espaço, localizado próximo ao batalhão. Com isso, foi feita a parceria para as aulas uma vez por semana”, conta. As aulas começaram nesta segunda-feira (12).


Os alunos do Profesp recebem aulas de reforço escolar em Matemática e Língua Portuguesa e, no outro tempo, desenvolvem atividades esportivas diversas. Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, no turno da manhã, das 7h45 às 11h45; e no turno da tarde, 13h30 às 17h30.

Comentários