Sanjoanenses também se destacaram no Tour de Rio das Ostras


O ciclismo de São João da Barra voltou a mostrar força no cenário estadual com a boa participação no Tour de Rio das Ostras, promovido pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Destaque, no feminino, para Janis Cordeiro, segunda colocada na categoria Elite, e Vanessa Silva, terceira colocada na Master. No masculino, Paulo Melo fechou o ano em primeiro no ranking estadual, categoria Junior, ao obter a quarta colocação, e Vitor Ramos foi o quinto colocado na Master A2. Outro participante do Município na prova, Erick França, obteve o 8º lugar na Master B1.

Há menos de dois anos participando de competições de ciclismo, as duas atletas sanjoanenses colecionam importantes resultados dentro e fora do estado do Rio de Janeiro. No Desafio de Ciclismo Vitória Anchieta, no Espírito Santo, Janis e Vanessa chegaram em segundo lugar em suas respectivas categorias. Em Rio Preto, na Zona da Mata de Minas Gerais, Janis, obteve a terceira colocação na prova contrarrelógio e quarto e quinto lugares em estrada. Já Vanessa, na mesma competição, chegou em quinto na contrarrelógio e em quarto e quinto em estrada.

Na região, Vanessa venceu em 2017 a Prova Ciclística de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, e chegou em segundo na Prova de São Salvador, em Campos dos Goytacazes. Nas provas do Padroeiro São João Batista, em São João da Barra, do Padroeiro São Francisco de Paula, em São Francisco de Itabapoana, e em Farol de São Thomé, foi terceira colocada. Janis conquistou o bicampeonato na prova do Padroeiro São João Batista e venceu também em Farol de São Thomé. Em São Francisco de Itabapoana, obteve a segunda colocação.

Outra prova de destaque na região, a Corrida Ciclística da cidade de Natividade, no Noroeste Fluminense, que esse ano aconteceu em sua 64ª edição, novamente boa participação das duas ciclistas. Janis chegou em primeiro na categoria Elite, conquistando o bicampeonato, e Vanessa foi a terceira na Master.

Um dos grandes nomes da nova geração do ciclismo na região, Paulo Melo, além de garantir a primeira colocação no ranking Estadual, foi recentemente campeão do Circuito UFF de Ciclismo, na categoria Júnior, ao vencer a última etapa, uma prova de resistência, entre Itaipava e Teresópolis. Em setembro, foi campeão da Taça Cidade de Vitória na categoria Juvenil e 3º lugar na Open. No ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo, ocupa a quarta colocação.

“São João da Barra possui atletas de grande potencial, que hoje integram o cadastro de competições individuais, permitindo ao Município o apoio em competições que os projetam no cenário regional, estadual e nacional. O êxito da iniciativa é comprovado a cada dia com os bons resultados e com os novos talentos que surgem”, destacou o coordenador municipal de Esportes, João Paulo Almeida. 

Comentários