Trail Run: Atleta macaense é destaque em competição em Niterói

O ano de 2018 começou com tudo para o macaense Antônio Marcos. No último final de semana, ele participou da Niterói Trail Run 12 horas pelas ruas da cidade. O circuito de 750 metros foi considerado bastante desafiador para o atleta, que conseguiu terminar a prova em 11º lugar no Geral e em 6º lugar na sua categoria. 

O resultado veio após completar 136 voltas, totalizando 96km. O cenário, um dos cartões postais de Niterói: o caminho de Niemeyer. "Foi uma prova bastante difícil mas, graças a Deus, consegui completá-la e com um bom tempo e posição", diz.

Essa foi a segunda prova de Antônio esse ano. A primeira foi a meia maratona das Praias em Guarapari, no Espírito Santo. "Foi um percurso muito desafiador com 8 quilômetros de costões rochosos à beira-mar. Para dificultar mais ainda estava chovendo no dia. Mas no final deu tudo certo e finalizei a corrida", relembra.

O foco agora é o X Terra, competição que o macaense já conhece bem. "Será a etapa de Mangaratiba, no sul fluminense. Serão 21 quilômetros. Estarei lá ao lado do meu amigo, e companheiro de provas, Joseilton, que disputou o mundial no Havaí no ano passado. Estaremos representando o município", ressalta.

Por ser mais intenso do que a corrida de rua comum, onde se exige muito mais do corpo e da mente, os atletas precisam de treinamento específico. Antônio relata que toda competição exige o máximo de dedicação. Ele divide o tempo entre o seu trabalho de servidor público na Prefeitura de Macaé com os treinos. 

"Minha preparação é baseada em obstáculos naturais, incluindo o treino em academia e alongamentos, que são fundamentais para obter bons resultados. Graças a Deus venho conseguindo ter essas conquistas", explica.

O atleta começou a correr em 2006 e, desde então, não parou mais. "Passei a competir e venho me superando. Tenho obtido bons resultados. Já fiz três ultramaratonas, quatro maratonas e 10 meia-maratonas. Tenho certeza que virão mais desafios pela frente", destaca ele.

O Trail Run, ou Trail Running, é uma modalidade de corrida muito popular nos Estados Unidos e na Europa, que vem ganhando muitos adeptos no Brasil. As competições são realizadas em áreas rurais ou litorâneas, próximas ou não de grandes centros urbanos. 

Comentários