Campeonato Brasileiro de Windsurf começa nesta sexta (30) em Búzios

Mais de oitenta velejadores de várias partes do Brasil estarão em Armação dos Búzios durante este final de semana para a disputa do Campeonato Brasileiro de Windsurf, que acontece de sexta (30) a domingo (1º) no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos.

Vários competidores já estão no balneário desde o início da semana participando de uma série de simulações de regatas, largadas, treinos, palestras, vídeos e bate papos promovidos pelo velejador olímpico Ricardo Winicki, o Bimba, que escolheu Búzios como seu refugio e local de treinamento levando em conta, principalmente, as variações climáticas da cidade, que conta com mudanças súbitas de vento e ondulações.

As condições climáticas, normalmente encontradas nos meses de março e abril, são de temperatura ambiente e da água em torno de 28º C, com ventos variando entre 6 e 20 nós. Não é uma época de ventos muito fortes. Além da participação do tricampeão mundial da modalidade, o Bimba, atleta brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Pan-americanos e com cinco olimpíadas no currículo em 25 anos de vela, a competição vai contar  com presença do também velejador Fernando Pasqualin, medalha de bronze no Mundial de Raceboard, na Espanha, no ano passado, e técnico do velejador Bimba nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
A atleta olímpica Patrícia Freitas, ouro nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, em 2011, também confirmou sua participação. O americano Carson Crain já chega em Búzios essa semana para começar os treinamentos. O ex-aluno e hoje instrutor do Centro de Treinamento Olímpico Bimba Windsurf, Albert Carvalho, número um da modalidade em 2017, garante que a competição será bastante disputada em função da grande participação de velejadores de ponta do país.

Também ex-aluno e hoje instrutor do Centro de Treinamento do Bimba, o jovem velejador Daniel Pereira, de 18 anos, que representou Búzios e o Brasil nos dois últimos Jogos da Juventude, Nova Zelândia em 2017 e China, no passo passado, está treinando diariamente para seu bom desempenho na competição. Adrianno Azevedo, atual campeão do evento, já confirmou presença e vem defender o título com unhas e dentes. Renato Amaral, ex-atleta do Projeto Social e medalha de bronze no Mundial da Juventude fará parte da comissão de regatas.


PROGRAMAÇÃO:

SEXTA - 30 de março 2017

10h50 - Fim das inscrições

11h - Reunião de Velejadores

12h - Regatas

17h30 – Limite para largada

19h - Jantar de confraternização – UNIQ BEACH LOUNGE, na Praia de Geribá



SÁBADO - 31 de março

11h – Regatas

17h – Limite para largada

18h – Confraternização – Búzios Vela Clube com chope Artesanal Trópica



DOMINGO - 1º de abril

10h – Regatas 

16h – Limite para largada da última Regata

18h - Entrega de prêmios e Encerramento no Chez Michou

Comentários