Paraesporte: atletas da bocha vão participar do Campeonato Regional Leste

As equipes do Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), continuam rompendo barreiras. Nesta quinta-feira (29), será a vez dos atletas de cadeira de rodas da bocha: Tiago de Azevedo, José Felipe Santos, Lilia Batista e Paulo Leonardo Pimentel seguirem viagem para Colatina, Espírito Santo, onde vão participar do Campeonato Regional Leste de Bocha Paraolímpica. A organização é da Associação Nacional Desportos para Deficientes (ANDE).

Segundo a professora Laura Coutinho, a equipe treina três vezes por semana e esta será a primeira competição fora de Campos. “Eles estão ansiosos para viajar e poder jogar, representando a cidade de Campos. Para eles, essa vivência é muito importante para o desenvolvimento pessoal, além de prepará-los para novas competições”, destacou a professora.
O coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, destaca que as atividades esportivas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos alunos e familiares. “Atualmente, atendemos a mais de 900 pessoas com deficiência em mais de 10 modalidades esportivas, como bocha, natação, vôlei, ginástica rítmica, futebol, equoterapia, entre outras”, disse Coboski.

Os atletas premiados nesta etapa regional estarão classificados para a etapa nacional que vai acontecer este ano. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, a competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. No Brasil, a modalidade é administrada pela ANDE.

Comentários