1º Centro Escola do Esporte vai funcionar no Pq. Alphaville

A Prefeitura de Campos inicia na próxima segunda-feira (16), pelo Alphaville, a remodelação das chamadas Vilas Olímpicas para Centro Escola do Esporte (Cede), que terá como metodologia trabalhar o esporte junto com a educação. A primeira unidade a receber a novidade, que foi batizada com o nome do atleta campista Bruno Rangel —  atacante da Chapecoense morto em acidente aéreo em 2016 —, terá inicialmente 700 vagas e os interessados podem procurar a secretaria da unidade para se inscrever, das 8h às 17h.
O presidente da Fundação, Raphael Thuin, explica que a mudança visa tanto adequar a nomenclatura do espaço às regras do Comitê Olímpico quanto atender a nova proposta voltada aos estudantes. Todas as sete vilas serão renomeadas para Cedes.

— O uso da expressão “Olímpico” é considerado irregular pois só pode ser feito pelo Comitê Olímpico. Para evitar problemas futuros, vamos regularizar o nome de todas as unidades, que gradativamente passarão para Cede — comentou.

Uma das exigências para crianças e adolescentes que queiram se inscrever em alguma das 36 modalidades esportivas oferecidas pela FME é de que estejam matriculados na rede de ensino e que a aula esportiva seja ministrada em turno oposto à presença na escola. “Nosso objetivo é incentivar e levar o esporte a todos os alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino. Nosso modelo exige matrícula escolar e  transformar as vilas em Cedes traduz essa proposta e também nosso trabalho de ampliação do número de modalidades oferecidas”, conta Thuin.

Em 16 meses de governo, o número de atendimento nas unidades esportivas da Prefeitura passou de 1.200 para 16 mil por mês. A expectativa é de que até o final do ano o número chegue em 20 mil. Além da ampliação dos atendimentos na sede da FME, praças públicas, praia do Farol e das novas Cedes, a FME enfatiza outras ações de massificação da prática esportiva na cidade, como a retomada dos Jogos Estudantis de Campos (JECs) e as competições apoiadas pela Prefeitura.

Centro Escola do Esporte Bruno Rangel -  O primeiro Cede funciona na Rua Benedito Queiroz, s/n, com aulas de segunda a sexta-feira. Estão disponíveis neste unidade aulas de hidroginástica, natação, capoeira, futsal, ballet e basquete. Os interessados já poderão se inscrever na secretaria da unidade, ao apresentar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração da escola, comprovante de residência, atestado médico e duas fotos 3x 4. As outras antigas vilas que passarão a se chamar Cedes ficam localizadas no Parque Guarus, Jardim Carioca, Parque Esplanada, Jóquei Clube, Parque Santa Clara e Travessão.

Comentários