Colégios Botafogo e Amil Tanos são os campeões do Jeem-Xadrez

Foto de duas meninas jogando xadrez
Trezentos alunos, professores e diretores de escolas e faculdades públicas e privadas participaram dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais na modalidade xadrez (Jeem-Xadrez), realizados, na Cidade Universitária, nesta quarta-feira (25), de 8h às 23h. Os vencedores foram o Colégio Municipal Botafogo e a Escola Municipal Amil Tanos, do Morro de Santana - destaques na rede municipal de ensino com o projeto Xadrez na Sala de Aula, o Instituto Federal Fluminense (IFF), Colégio Exame e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os competidores foram divididos nas categorias Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, universitários e aberto, os campeões ganharam troféus.

O Jeem-Xadrez é realizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria de Educação Esportiva, da Superintendência de Educação Integrada, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Clube Macaense de Xadrez (CMX). O evento foi aberto pela superintendente Andréa Martins que destacou o valor do xadrez para o aprendizado nas escolas.

- Este projeto é valoroso porque o xadrez estimula o compromisso, a resistência e a perseverança, principalmente, no ambiente escolar. Acreditamos nas habilidades do xadrez para transformar vidas - destacou a professora.

Juliana Souza, aluna do Polivalente, nunca tinha jogado xadrez. “Vim para experimentar porque todo mundo diz que é ótimo para melhorar a concentração. Sou muito distraída. Agora vou praticar em casa. Gostei muito”, avaliou.

Luiziana Simões de Almeida, diretora do Colégio Botafogo, que levou 30 alunos ao Jeem, viu, mais uma vez, que o resultado do trabalho compensa. Campeão dos jogos, o colégio mostra que a prática do xadrez é importante para o bom desempenho dos competidores.

- Nossos alunos já saem para competir com outras escolas da rede e com as particulares e as outras também participam do campeonato anual de xadrez, que realizamos no Botafogo. É uma oportunidade de interação muito importante - concluiu.

Vencedores:

Fundamental I
1º lugar Wilkerson Romão Proença – Amil Tanos
2º lugar Gabriel Henrique da Paixão Coutinho – Amil Tanos
3º lugar Gabryela Marciano Pereira – Amil Tanos

Fundamental II
1º lugar Gabriel Gomes – Botafogo
2º lugar Rafael Oliveira – Botafogo
3º lugar Ingridy Oliveira – Botafogo

Ensino Médio
1º lugar Isaías – IFF
2º lugar João Vítor – IFF
3º lugar Nicolas Soares – Exame

Universitário
1º lugar Thales Cordeiro – Engenharia UFRJ
2º lugar Mendel Nascimento – Engenharia UFRJ
3º lugar Paulo Henrique – Engenharia UFRJ

Aberto
1º lugar Fernando Silva
2º lugar Ubirajara Santiago
3º lugar Vítor Neves