Pipico marca no apagar das luzes e garante empate do Macaé com o Itumbiara no JK

Itumbiara e Macaé empataram em 2 a 2 na tarde deste domingo, no Estádio Juscelino Kubitschek, pela primeira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Após abrir o marcador com  Xandão e ver o Alvianil Praiano empatar com Círio, os mandantes voltaram a ficar à frente no marcador com Bruno Aquino. Mas quando tudo parecia resolvido, o time do Norte Fluminense encontrou as redes com Pipico, nos acréscimos. O árbitro chegou a anular o gol, mas voltou atrás e validou o empate.

O começo do jogo foi melhor para o Macaé. Logo aos cinco minutos, o atacante Maranhão chutou forte e a bola passou perto da trave de Gustavo. O time do interior do Estado realmente exerceu mais pressão no começo de jogo, mas as coisas se igualaram até os 20 minutos. Aos 27, o Itumbiara conseguiu marcar em um lance de jogada ensaiada. Numa cobrança de falta de Diogo Capela, Xandão cabeceou e fez 1 a 0.
O Itumbiara parecia mesmo estar melhor, mas o Macaé é que conseguiu o empate, aos 35 minutos. Também numa jogada aérea, uma falta cobrada da direita encontrou a cabeça de Círio, que cabeceou para igualar o marcador. Os goianos foram para cima de vez e quase desempataram, primeiro num chute de Abuda, que parou em bela defesa de Luis Cetin, e depois numa cabeçada de Xandão, no travessão.

A segunda etapa foi de pouca movimentação ofensiva e muito estudo dos dois times, pelo menos na sua primeira metade. A primeira boa chance foi do Macaé, com Pipico, que recebeu espaço e chutou, fazendo a bola passar perto. O Itumbiara voltou a pressionar e pediu pênalti num lance envolvendo Danielzinho, ignorado pelo árbitro. Aos 32, veio o segundo gol dos donos da casa, quando Danilo cruzou, Bruno Aquino recebeu na área, girou sobre dois adversários e chutou no canto, sem chances para Cetin: 2 a 1.

Era a vez da pressão macaense, que se intensificou nos minutos finais. Aos 45, Pipico bateu falta e Gustavo defendeu. Três minutos depois, após um lançamento, Pipico entrou na área e finalizou para o gol, marcando o segundo, mas a arbitragem anulou o lance. O juiz Eleno Todeschini alegou falta, mas o assistente Tiago Diel o alertou de que o lance era legal. Depois de muita confusão, a arbitragem marcou o gol. Empate confuso, mas com sabor especial para um Macaé que viveu crise e incertezas a poucas semanas do começo da Série D e deixou Goiás com um ponto ganho.

Com o resultado, Itumbiara e Macaé somaram apenas um ponto e empataram com os outros dois adversários do Grupo A12, Espírito Santos e URT, que empataram em 1 a 1 nesta rodada.

No próximo sábado, o Macaé recebe o Espírito Santo no Estádio Moacyrzão, às 15h, pela segunda rodada da fase de grupos da Série D do Brasileiro. No dia seguinte, no domingo, o Itumbiara enfrenta o URT no Zama Maciel às 16h.

Itumbiara (GO) 2x2 Macaé - Campeonato Brasileiro Série D, Grupo A12, 1ª rodada - 22/4/2018 às 16h

Estádio Juscelino Kubitschek (Itumbiara - GO)
Árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Max Augusto Guimarães Vioni (RS)

Itumbiara: Gustavo; França (Danilo 18'/2ºT), Xandão, Rafael Caldeira e Alex Cazumba; Magal, Soares e Diogo Capela; Danielzinho, Abuda (Bruno Aquino 22'/2ºT) e Jonathan (Thiago Furlan 30'/2ºT). Técnico: Estevam Soares.

Macaé: Luis Cetin; Belarmino, Círio, Luís Felipe e Murilo; Julio Cesar (Levi 18'/2ºT), Alex (Miguel 37'/2ºT) e Marquinho; Pipico, Felipe Augusto (Matheus Babi 35'/2ºT) e Maranhão. Técnico: Felipe Conceição.

Cartões amarelos: Jonathan, Magal, Xandão (ITB); Marquinho (MAC)