Equipe de natação do Paraesporte participa de competição em São Paulo

Quatro atletas do Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), viajam para São Paulo nesta quinta-feira (3) para as competições do Meeting Brasileira do Natação, organizado pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (Abdem). O evento conta ainda com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). As competições vão reunir atletas de vários estados e tem por objetivo estimular o intercâmbio social, a prática esportiva, a estruturação desta modalidade no país e a conscientização da sociedade sobre o potencial desportivo dos atletas.

De acordo com o coordenador do Paraesporte, Fabio Coboski, o evento também será importante para os professores Manoeli Carvalho, Luiz Felipe de Almeida, Laura Coutinho e Tiago Azevedo Cruz, que  terão a oportunidade de participar, nesta sexta-feira (4), ás 20h30, do congresso técnico, voltado para os profissionais que trabalham com pessoas com deficiência.  A abertura do evento acontece no Centro Paraolímpico Brasileiro, na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, em São Paulo.
— O ano de 2017 foi de evolução para nossos atletas do Paraesporte. Foram mais de 10 competições fora de Campos, permitindo para muitos, autonomia e socialização, já que alguns nunca haviam saído sozinho da cidade. Essas conquistas são frutos de um trabalho contínuo e o resultado está na classificação dos nossos atletas que em 1 ano de trabalho, estão rompendo barreiras e conquistando o mundo — destacou Coboski.

Para os atletas Adiel de Souza, Marcelo Gonçalves, Ryam Borges e Ana Carolina Machado, o evento é mais um momento de muito aprendizado e socialização. "Eu estou muito confiante em consegui mais uma vitória. Participei e fui campeão na prova de natação, estilo peito, no Jogos Nacionais das Olimpíadas Especiais, que aconteceram no mês passado em Suzano, São Paulo. Infelizmente, não vou para Abu Dhabi, mas acredito que possa vencer na próxima prova — destacou o jovem nadador Ryan Borges.
As provas de natação acontecerão no sábado (5), a partir das 8h. Os três primeiros classificados em cada modalidade vão receber troféus; Os atletas que estiverem classificados no ranking 2018 da ABDEM com provas que tiverem atletas com cinco estados  ou mais, vão poder participar da seletiva para o Bolsa Atleta Nacional 2019, que é um beneficio do governo federal para incentivar a prática esportiva. 

Comentários