Faltando 3 dias para a Segundona do Rio, conheça as histórias de Serrano e Tigres do Brasil


Faltando 3 dias para a Segundona do Rio, hoje o GF ESPORTE irá destacar dois dos 21 clubes participantes da competição, por ordem alfabética. A competição está prevista para ocorrer em 29 datas, entre 19 de maio e 29 de setembro. Serrano Foot Ball Club e Esporte Clube Tigres do Brasil, estão em destaque.
Resultado de imagem para Serrano rj
Serrano Foot Ball Club
Serrano Foot Ball Club é uma agremiação esportiva da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 29 de junho de 1915.
História
Serrano após a vitória sobre o Juventus pelo Carioca Serie C 2016
Em 29 de junho de 1915, um grupo de dirigentes do antigo Terra Santa Futebol Clube estavam insatisfeitos com a situação do time, e decidiram se reunir para fazer mudanças. No dia em que a cidade de Petrópolis festejava a data de São Pedro, foi fundado o Serrano Futebol Clube, nome sugerido por Guilherme Frederico Kozlowsky, um dos antigos dirigentes, em homenagem ao lugar onde nasceram.
Resultado de imagem para Serrano rj
Azul e branco foram as cores escolhidas para compor o uniforme do clube que, ao longo dos anos, se tornou o mais popular e querido de Petrópolis. O Serrano foi o primeiro clube campeão oficial do município. Na conquista do tricampeonato, o time começava a despertar a atenção dos demais adversários. Considerado um dos emergentes do futebol do Rio de Janeiro, o Serrano misturava bom futebol com a paixão de sua torcida.

A atuação do clube não se restringiu apenas ao futebol. O Serrano teve equipes de hóquei, uma das mais fortes do Brasil, basquete, tênis de mesa, vôlei, entre outros. Mas foi no futebol, que o clube fez história, principalmente depois que ingressou no profissionalismo, em 1979. Grandes ídolos, como Milton, que integrou a seleção brasileira olímpica de 1988, o goleiro Acácio, que foi reserva na Copa do Mundo de 1990, Anapolina, que em 1980 eliminou as chances do Flamengo de conquistar o tetracampeonato estadual e Garrincha, um dos maiores craques brasileiros, passaram pelo Serrano.

Após anos de conquistas e superação, vitórias e derrotas, alegrias e tristezas e, acima de tudo, anos de amor a um ideal, o Serrano Futebol Clube hoje continua em busca de títulos com os times de futebol de campo e futsal, levando alegria e emoção a todos os petropolitanos.
Fatos marcantes da história do Serrano:

1915 – Ano de fundação do clube.
1916 – Eleição do primeiro presidente do clube, Antônio Marques.
1918 – Por iniciativa do Serrano, foi fundada a Liga Petropolitana de Esportes, oficializando o futebol em Petrópolis. Ano do primeiro título conquistado pelo Serrano.
1920 – Primeiro grande jogo interestadual contra o Fluminense F.C. , que tornou o Serrano conhecido em todo o Brasil.
1925 – Vencendo o Fluminense A.C. de Niterói por 4 a 0 na final, o Serrano conquista seu primeiro título do Campeonato Fluminense de Futebol.
1932 – O time de basquetebol do Serrano conquista o primeiro campeonato.
1945 – O Serrano conquista o título de ´´O Clube mais que querido da cidade“, promovido pelo jornal Tribuna de Petrópolis.
1945 – Vencendo o Goytacaz F.C. de Campos na final, o Serrano conquista seu segundo título do Campeonato Fluminense de Futebol.
1951 – Inauguração do Estádio Atílio Marotti.
1956 – Com 100% de aproveitamento, o Serrano conquista o título de campeão da zona metropolitana do Campeonato Fluminense de Futebol e classifica-se para as finais, não realizadas por falta de datas.
1980 – O Flamengo foi derrotado pelo Serrano, com o gol antológico de Anapolina e que eliminou todas as suas chances de conquistar o tetracampeonato estadual.
1992 – Campeão da Segunda Divisão Estadual.
1999 – Bicampeão da Segunda Divisão Estadual.
2011 – Campeão de Juniores da Terceira Divisão Estadual.
Fundado em 1915, o Serrano conquistou duas vezes o Campeonato Fluminense de Futebol, nos anos de 1925 e 1945.

Resultado de imagem para Serrano Foot Ball Club
Escudo usado no 1º semestre de 2011
Em 1980, o Serrano participou da Primeira Divisão do Campeonato Carioca. Naquela edição, o clube petropolitano enfrentou o Flamengo, então atual tricampeão carioca e campeão brasileiro. O time do clube da capital era repleto de craques, como Zico, Tita, Adílio, Leandro e Júnior.No mesmo ano participou do Campeonato Brasileiro - Série B

Na partida disputada em uma noite chuvosa e fria no Estádio Atílio Marotti, o Serrano bateu o Flamengo por 1 a 0, placar que acabou com o sonho flamenguista de conquistar o tetracampeonato carioca. Aos dezenove minutos de jogo, o ponta-esquerda Elimar Cerqueira, conhecido como Anapolina, que era o terceiro reserva do time e só ganhou a vaga porque o titular foi vendido, dias antes, toma a bola de Zico no meio-campo e passa a bola para Humberto. O lateral dá a bola ao centroavante Luiz Carlos. O atacante tenta o chute para o gol, mas a bola resvala em Júnior e tira os zagueiros do Flamengo do lance e Anapolina bate para o gol, sem chances para Raul Plassmann. O goleiro do Serrano, Acácio, ainda salvou o time nas inúmeras oportunidades que o Flamengo teve até o apito final.

No mesmo ano o clube disputa o Campeonato Brasileiro da Série B e fica em quinquagésimo-sétimo lugar.

Em 2005 e 2006, o Serrano participou do Campeonato Carioca da 2ª Divisão, fazendo uma campanha pífia, terminando em último.

Em 2007, o clube não pôde participar de nenhum campeonato profissional. Mas, em 2008 houve o retorno do clube aos campeonatos profissionais, disputando o Campeonato Carioca da Segunda Divisão, porém, com a pior campanha da competição, foi rebaixado para a Terceira Divisão.

Em 2009, o Serrano disputou o Campeonato Estadual da Terceira Divisão das categorias de Juniores e Profissional.

Na categoria de Juniores, o time fez uma péssima campanha e não avançou na competição, não passando nem mesmo da 1º fase. Uma infeliz eliminação precoce. No profissional chega apenas à segunda fase e é eliminado da competição.

Em 2011 o time de juniores do Serrano venceu o Campeonato Carioca da Série C. Na final o Serrano derrotou o Goytacaz no primeiro jogo por 1 x 0. No segundo jogo, jogando fora de casa, arrancou o empate em 0 x 0 e foi campeão.

Em 2012, o Serrano é eliminado da Série C do Campeonato Carioca, mais uma vez, na segunda fase da competição.

Em 2016, voltou a disputar a Série C do Campeonato Estadual do RJ e conseguiu promoção para a Série B do Campeonato Estadual do RJ em 2017.
Resultado de imagem para Serrano Foot Ball Club
Modelo de gestão
O Serrano F.C., em 2011, passa a adotar um novo modelo de gestão, rumo à profissionalização, similar ao implantado no Real Madrid no início do milênio.

O objetivo é ter interlocutores à altura das exigências do mercado esportivo atual, onde além de torcedores e sócios, temos os veículos de comunicação, anunciantes, agentes de jogadores, parcerias e investidores de várias naturezas.

A organização ficou dividida em dois níveis:

Nível estratégico – dirigentes voluntários e profissionais.
Formado pelos conselhos estatutários do clube, onde os dirigentes são eleitos e voluntários.

A eles, junto com os investidores e a diretoria executiva profissional, cabe fazer o planejamento estratégico de curto, médio, longo prazo e acompanhar os resultados.

Nível operacional – dirigentes profissionais;
Formado por 4 áreas: Presidente Executivo – é o presidente profissional do clube e responsável pela gestão esportiva.

Diretor de Esportes – é o responsável pelas atividades fim, englobando os times profissional e de base, gestão do estádio e do CTF (Centro de Treinamento de Futebol).

Diretor de Negócios – é o responsável pelas atividades meio, englobando as áreas de marketing, comunicação e comercial do clube.

Diretor de Operações – é o responsável pelas atividades de apoio, englobando as áreas de administração, finanças, jurídica, RH e TI.

Seu estádio, Atílio Marotti, foi construído a 7 de julho de 1951 e tem capacidade para 15000 pessoas.
***********************************************
Resultado de imagem para Esporte Clube Tigres do Brasil
Esporte Clube Tigres do Brasil
Esporte Clube Tigres do Brasil é uma agremiação esportiva situada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, fundada em 19 de janeiro de 2004 com o nome de Esporte Clube Poland química do Brasil.
História
Formação do Tigres do Brasil, 2015
O Esporte Clube Tigres do Brasil deve seu início à iniciativa de revolucionar o futebol brasileiro. A diretoria quis provar que com investimento e administração profissional, os bons resultados seriam mera conseqüência.

Em 2005, o Esporte Clube Poland do Brasil resolveu adotar um nome para parecer mais brasileiro e Tigres do Brasil foi o nome escolhido. O time terminou na quarta colocação no Campeonato Carioca da Terceira Divisão. Naquele mesmo ano, a equipe caxiense conquistaria o título da Copa Rio, ao vencer o Macaé Esporte na decisão.

Escudo anterior a parceria com o Corinthians.
Em 2006, o Tigres do Brasil garantiu uma vaga para a disputa do Campeonato Carioca da Segunda Divisão do ano seguinte, após terminar em terceiro na seletiva.

Em 2008, o Tigres ficou em segundo lugar no Campeonato Carioca da Segunda Divisão e garantiu acesso pela primeira vez na Primeira Divisão de 2009.

Em 2009, consegue se manter na Primeira Divisão do Campeonato Carioca e se sagra campeão carioca da categoria Juniores da Primeira Divisão, ao vencer a Taça Guanabara e Taça Rio, um feito inédito para o clube de Xerém. A equipe de juniores conquistou de forma inédita o Campeonato Estadual da Primeira Divisão da categoria, após 22 anos em que um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro não faturam o título. O último campeão entre os times de menor investimento foi o Bangu Atlético Clube em 1987. Naquele mesmo ano, a equipe caxiense conquistaria seu segundo título da Copa Rio, ao vencer o Madureira na decisão.
Resultado de imagem para Esporte Clube Tigres do Brasil
Em 2010, o clube estreou em competições nacionais enfrentado o Fortaleza pela Copa do Brasil 2010, no Estádio De Los Larios, a partida acabou empatada em 2 a 2. No mesmo ano é rebaixado à Segunda Divisão no Campeonato Estadual por ter ficado na última colocação.

Em 2011, o Tigres assina parceria com a equipe de futebol society Libertad TFS para participar do Campeonato Carioca de Futebol 7, a edição de 2011 é a primeira a reunir os quatro grandes do Rio - Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo - além de outras agremiações tradicionais como, América, Bangu, Olaria, Madureira, Portuguesa e São Cristóvão.
Resultado de imagem para Esporte Clube Tigres do Brasil
Em 2014, o Tigres fecha uma parceria com a Universidade de Futebol para a Gestão do clube. Nesse mesmo ano o Tigres vence a Taça Corcovado (segundo turno da Segunda Divisão) e consegue o Segundo Lugar na Série B, garantindo assim uma vaga na Série A do Campeonato Carioca 2015.

A administração do clube adota um modelo de gestão empresarial e conta com um presidente e um vice presidente. As Diretorias do clube hoje são compostas pela parceria com a Universidade de Futebol.

Em uma área de 240 mil metros quadrados, estão localizados cinco campos oficiais, um campo reduzido para goleiros, sala de musculação, piscina, área de lazer e alojamentos para os atletas da base.


Em 2015 o Tigres fechou uma parceria com o clube paulista Corinthians para a compra e empréstimo de jogadores entre os 2 clubes.

Amanhã iremos trazer as últimas dos 20 clubes que participam da Segundona deste ano, até lá!

Comentários