"Os 21 canarinhos": jogadores de Campos que foram convocados para a Seleção, hoje é a vez de Lelé


Faltando 36 dias para a Copa do Mundo, o site GF ESPORTE já entrou no clima, e continua apresentando durante 21 dias a série "OS 21 CANARINHOS" que traz os 21 jogadores que nasceram em Campos dos Goytacazes, e foram convocados para a seleção brasileira. No oitavo dia da série iremos falar de Manuel Pessanha, o Lelé, que jogou pela seleção em 1940.

Manuel Pessanha, mais conhecido como Lelé nasceu em 23 de fevereiro de 1918 na cidade de Campos dos Goytacazes, e também nela morreu em 2003 foi um futebolista brasileiro.


Resultado de imagem para Manuel Pessanha, o Lelé
Foi revelado pelo Madureira e juntamente com Isaias e Jair Rosa Pinto formou um trio de ataque apelidado de Os Três Patetas. A pedido do técnico Ondino Viera, que começava a reformular o elenco do Vasco em 1943, o Vasco contratou os três de uma só vez.

Lelé era um jogador um tanto lento para atuar na ponta, mas atuava tanto na direita como na esquerda com altivez. Tinha no chute de perna direita um verdadeiro canhão que atemorizava os adversários e foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 1945, marcando 13 gols.
Resultado de imagem para Manuel Pessanha, o Lelé
Marchinha do Lelé
Com o sucesso que obteve do Vasco, virou marchinha de carnaval na voz da cantora Linda Batista com o título “No Boteco do José”.

Vamos lá!
Que hoje é de graça
No boteco do José
Entra homem, entra menino
Entra velho, entra mulher
É só dizer que é vascaíno
E amigo do Lelé

Resultado de imagem para Manuel Pessanha, o LeléLelé possuía grande destreza em cobrança de faltas e pênaltis. No Vasco, venceu os Campeonatos Cariocas de 1945 (sendo o artilheiro da competição) e o de 1947. Ainda sagrou-se tetracampeão do Torneio Municipal (1944/1945/1946/1947) e obteve o título do Torneio Relâmpago de 1944 e 1946.  Sua trajetória no Gigante da Colina foi coroada com a conquista do Campeonato Sul-Americano de 1948, em que marcou dois gols decisivos contra o Litoral, da Bolívia. 

Após o término da competição continental, o craque saiu do Vasco para o São Paulo e depois veio a encerrar sua carreira na Ponte Preta. Lelé nos deixou no dia 16 de agosto de 2003.

VEJA OS CANARINHOS CAMPISTAS JÁ APRESENTADOS
*Policarpo Ribeiro (Poli)
*João Carlos Batista Pinheiro (Pinheiro)
*Valdir Pereira (Didi, Folha Seca)
*Amarildo Tavares da Silveira (Possesso)
*Mário Seixas
*Tite Vieira
*Jarbas Batista (Flecha Negra)

AMANHÃ A SÉRIE "21 CANARINHOS" IRÁ DESTACAR: HÉLVIO PITEIRA, QUE JOGOU NA SELEÇÃO EM 1955, ATÉ LÁ....

Comentários