Campista conquista vaga de titular da Seleção Brasileira de Taekwondo

Juan Fernandes Cardoso. Esse é o nome do campista de 13 anos, 1.70m, 53 kg, reservado, campeão brasileiro de taekwondo. Primeiro lugar no ranking da categoria cadete e com vaga no Grand Slan de 2019, Juan, atleta na Fundação Municipal de Esportes (FME), agora é titular da Seleção Brasileira de Taekwondo.  O grande sonho do adolescente é participar das Olimpíadas de 2024.

Olho no futuro e foco no presente. Com acompanhamento dos professores Fabiano Mendonça, Victor dos Santos e Francine Alves, todos da Fundação de Esportes, Juan treina, em média, cinco vezes por semana. O próximo desafio do jovem é participar no mês de agosto da seletiva da Copa Brasil, no Rio de Janeiro. Ele faz ainda musculação na academia do Automóvel Clube Fluminense (ACF) e tem a orientação da nutricionista esportiva Thais Seabra.
— Comecei no taekwondo acompanhando o meu irmão Marcos Paulo Cardoso, 15 anos, que treinava lá no bairro do Santa Rosa, no projeto Social Emanuel. O professor Arilson Santos acreditou no meu potencial e me indicou para a Fundação Municipal de Esportes, onde tive a oportunidade de conhecer os mestres e lutar em duas grandes competições — disse Juan que venceu atletas de São Paulo, Ceará, Mato Grosso e Paraná na competição organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em Mato Grosso, neste mês de junho. A competição reuniu 500 competidores. 

O técnico Fabiano Mendonça confessa que ficou surpreso com o resultado de Juan Fernandes, no Campeonato Brasileiro, pois os atletas com quem o campista lutou têm experiência em campeonatos. “E Juan, apesar de na primeira luta demonstrar nervosismo, o que é comum, superou e venceu os quatro atletas com boa diferença”, frisou Mendonça.
Os pais de Juan, Ana Paula e Marco José dos Santos, vêem no esporte um caminho para o filho vencer as barreiras da vida. “Somos de origem humilde e o esporte pode abrir muitos caminhos para ele, que tem uma paixão muito forte com o taekwondo, assim como os irmãos Marcos Paulo e Felipe, 10 anos”, destacou a mãe Ana Paula.

INSCRIÇÕES - A Fundação Municipal de Esportes atende a mais de 300 alunos com aulas gratuitas de taekwondo, no turno da manhã e tarde. As aulas acontecem na sede da FME, e no Centro Escola do Esporte, CEDE do Jóquei.  Os interessados podem se inscrever na sede da fundação, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, mediante declaração da escola, cópia de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Além do atestado médico.
— Fico muito feliz em ver o resultado do trabalho desenvolvido no taekwondo,  desde que assumimos à Fundação,  sempre trabalhamos em parceria com a  Federação e a Confederação e os resultados tem sido excelentes. Ruan  já é prata da casa, sagrando-se campeão brasileiro, aos 13 anos. Recentemente, a ginasta Ryhanna Mara Rocha Marcílio, 7, foi convidada a treinar no Clube Flamengo. Eles dois são exemplos do nível dos nossos professores e do trabalho desenvolvido na Fundação Municipal de Esportes, em busca de novos talentos no esporte — destacou o presidente da Fundação Raphael Thuin.