Campistas no pódio da Trail Run no Morro do Itaóca neste sábado

O Morro do Itaoca, um dos principais cartões postais de Campos, foi palco neste sábado (23) da 3ª edição da Corrida Trail Run, que reuniu 109 atletas de Campos, São João da Barra, Itaperuna, Macaé, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Vitória. A Prefeitura Municipal de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes, apoiou o evento que movimentou a localidade.

O campista e cabo da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, Ezequiel Ribeiro Maciel da Silva, ganhou a prova masculina de 10km neste sábado. “Foi uma prova difícil, mas com paciência mantive o ritmo e conquistei a prova. Comecei a correr em 2016, no Exército, e minha primeira prova de corrida de rua foi em Atafona. Depois adquirir o gosto e desde então comecei a treinar mais especificamente. No ano passado eu participei da prova, apesar de ter chegado atrasado fiquei em 4º lugar. Só este ano já fui a três e tenho ficado entre os três primeiros colocados. Neste domingo, já vou participar de outra corrida em Atafona, em São João da Barra, e apesar do desgaste físico de hoje, o importante é participar”, destacou Ezequiel.
Já a conterrânea Márcia da Cunha ficou com o primeiro lugar na prova feminina no percurso de 10km.” Eu corro há três anos, além de ser uma boa terapia, ajuda a reduzir o stress, a depressão e o sobrepeso. Sem contar que faz novos amigos e conhece lugares maravilhosos, como o Morro do Itaóca. Hoje meu objetivo não era vencer a prova e sim terminar, pois vim da Maratona do Rio, que aconteceu dia 03 e ainda de sobra estou com um problema no joelho. Mas foi sensacional vencer”, comentou a campista Márcia.

A corrida de Trail Run teve duas baterias, explicou o coordenador da prova Fabrício Bastos. “Além de incentivar o esporte de corrida na montanha, temos a chance de mostrar as belezas de nossa cidade, como o Morro do Itaóca. Outra vantagem que evento deste porte reúne atletas de várias cidades e acabamos fomentando também a economia, principalmente dos setores de hotelaria e alimentação, já que muitos chegam na véspera já que as provas acontecem bem cedo. Essa foi a 3ª edição da prova, que a cada ano vem mobilizando mais atletas", explicou o organizador Fabrício.
Já na bateria de 20km, a vitória ficou para o macaense João Freire, que levou 1h49min para fechar o percurso entre asfalto e trilha, com subidas bem pesadas. “Esta é a primeira vez que participo da corrida no Morro do Itaóca e tive que manter o ritmo para vencer dois atletas bem fortes que estavam próximos, mas como minha especialidade é trilha, acabei conquistando a vitória e tendo a oportunidade de curtir esse cenário maravilhoso. Agora é focar nas próximas provas como o Costão do Santinho, em Florianópolis no próximo final de semana, com uma prova de 42km e no dia 13 de julho participo ainda da Ultra dos Perdidos, em Curitiba, com um percurso de 105 km",cita.

Na prova feminina de 20 km, o título de campeã ficou para a capixaba Diana Bellon, que achou que o calor castigou um pouco, pois o clima foi bem diferente da cidade São Paulinho, região serrana de Vitória. “Eu todos os dias corro 10km de minha cidade para ir trabalhar em Pedra Azul. Sempre pratiquei atividade física, já joguei futebol, fiz duathon, mas escolhi a corrida por achar mais completo e simples", relata Diana, que já venceu a ultramaratona do Uruguai, em maio deste ano.