Jogos da Maturidade: cerimônia nesta 4ª marca evento inédito no estado do Rio

 (Foto: )
Nesta quarta-feira (6), acontece a cerimônia de abertura dos Jogos da Maturidade, evento inédito no estado do Rio de Janeiro. Na mesma ocasião será lançada a programação da campanha Junho Violeta – “Violetas contra a Violência: Dignidade e respeito à pessoa idosa”.  O evento será realizado no ginásio de esportes dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), às 15h.

Além da Fundação Municipal de Esportes, os Jogos da Maturidade têm o apoio da Unimed Campos, Slake, Cursos TASK, Movimento das Cores e Isecensa. 
— Os idosos estão ansiosos para o início do evento. Os Jogos da Maturidade foram lançados em abril durante a Caminhada da Maturidade, em abril, começam na próxima semana em cada Casa de Convivência, grupo de idosos, CEDEs. As eliminatórias vão ser realizadas no decorrer dos meses de junho e julho — disse a superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim. 

As delegações se apresentarão na cerimônia de acordo com a ordem alfabética. Casa de Convivência Conselheiro Josino, Casa de Convivência Dores de Macabu, Casa de Convivência Parque Tamandaré, Casa de Convivência Travessão, CEDE Alphaville, CEDE Esplanada, CEDE Jardim Carioca, CEDE Jockey, CEDE Parque Guarus, CEDE Parque Santa Clara, CEDE Travessão, Centro Dia do Idoso, Colônia de férias (Farol),  grupo Amaro Deolidio (Mineiros),  grupo Ilcilene (Poço Gordo),  grupo Juventude Eterna (Cras Ururaí - Centro de Fortalecimento de Vínculos ), grupo Unidos do Farol e grupo Zenilta Martins (Tócos).  No total, 400 idosos vão participar do evento. 
De acordo com Heloísa, o número de participantes pode aumentar durante a realização dos jogos. “Os treinos estão intensos em todos os grupos através dos educadores físicos. O idoso ativo fisicamente tem preservada a sua funcionalidade, o que contribui para as atividades do dia a dia. Esse é o verdadeiro papel da rede de proteção ao envelhecimento saudável e ativo”, destacou a superintendente.

As modalidades serão boliche, dominó, dama, encontro de hidroginástica, maratona de dança, caminhada de revezamento e chute a gol. Os adolescentes da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) foram convidados para assistir à cerimônia de abertura. No mesmo evento, a campista Diana Quitete será homenageada. Ela é nadadora sênior, campeã sul-americana e pan-americana.

Comentários