Jogos da Maturidade movimentam idosos de Campos a partir de segunda

 (Foto: Silvana Rust)
A partir desta segunda-feira (11), com fase classificatória, começam os Jogos da Maturidade, abertos na última quarta-feira (6), em solenidade no ginásio de esportes dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (IseCensa), pela Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (SESA). A competição, inédita no gênero no estado, acontecerá nas Casas de Convivência, Colônia de Férias do Farol e grupos, reunindo centenas de idosos do município. A final será no dia 22 de julho, com as semifinais sendo disputadas no dia anterior.

Ao todo, são 20 instituições inscritas, disputando em sete modalidades, sendo dois idosos em cada uma delas, incluindo Boliche, Argola, Chute a Gol, Dominó, Dama, Maratona de Dança, Hidroginástica e Maratona de Revezamento.

— A resposta positiva dos assistidos das Casas de Convivência, Centro Dia do Idoso, Grupos de Convivência e Centro Escola do Esporte (CEDE), é a maior demonstração de que o idoso não é mais aquela figura frágil que a sociedade imagina.  É uma grande demonstração do empoderamento e da funcionalidade do idoso — disse a superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim. 

O projeto Idoso em ação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) vai levar 40 idosos. As CEDEs, 60. A Casa de Convivência do Parque Tamandaré, 60; o Centro Dia, 50; Dores de Macabu, 30; Conselheiro Josino, Vila Nova e Travessão, 50; Tócos, 20; Poço Gordo, 25; Mineiros, 17; Farol, 30; e o Centro de Atenção Psicossocial de Ururaí, 15 assistidos no total.

Além de atividades físicas, as modalidades são adaptadas e ligadas à cognição e memória, promovendo o caráter cooperativo. As modalidades serão: boliche, dominó, dama, encontro de hidroginástica, maratona de dança, caminhada de revezamento, chute a gol. Além da FME, os Jogos da Maturidade têm o apoio da Unimed Campos, Slake, Cursos TASK, Movimento das Cores e IseCensa.

Comentários