Torneio de Pesca Esportiva em Atafona, em São João da Barra

O 1º Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia Em São João da Barra/RJ, sábado e domingo, 23 e 24 de junho, no Balneário de Atafona, movimentará o litoral sanjoanense. Os interessados em participar poderão efetuar as inscrições pelo site www.ecoanzol.org.br ou até às 10h30, de sábado, 23, no local do evento. O objetivo é resgatar o Circuito de Pesca Desportiva que há aproximadamente de 30 anos não acontecia no município.

Realizado pela ONG Ecoanzol, o evento tem o apoio da Prefeitura, patrocínio do Porto do Açu, e a chancela da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento – Nova Pesca Brasil –, e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – Presidência da República.

Para o secretário de Pesca, Analiel Vianna, a meta é incluir novamente o município no calendário nacional da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento para que o evento seja realizado anualmente. “Esse evento, além de incentivar a pesca desportiva, é importante também para ajudar a divulgar o turismo da pesca desportiva”, disse Analiel.

“Mais de 20 duplas dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo já fizeram as inscrições na competição. Entre os participantes, que obtiveram importantes títulos, está o campeão brasileiro de Pesca de Praia, em 2017, Pablo Agostinho”, ressaltou o diretor da Ecoanzol, Marcelo Fernandes da Silva.

“As premiações em dinheiro e troféu serão concebidas por pontuação geral, contabilizando peso total mais quantidade, sendo 2 pontos por peixe e 1 ponto por cada 100g de peixe”, explicou Marcelo, relatando que todos os peixes capturados serão doados para instituições filantrópicas e haverá, ainda, a realização de ações ambientais em parceria com grupo de Escoteiros.

A programação será iniciada no sábado, às 11h, com sorteio das raias de competição; às 12h, montagem dos equipamentos na beira mar; das 14h às 18h, realização das provas nas categorias: Feminino, Masculino, Juvenil, Master, Avulsos, Clubes e Sênior; e às 20h, jantar de confraternização, no Centro. Já no domingo, às 5h30, café da manhã dos atletas e das 7h às 11h, período de competição. Ao término haverá entrega da premiação para os primeiros colocados.