Vice-prefeita Conceição SantAnna abre os Jogos da Maturidade em Campos

O ginásio de esportes dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (IseCensa) lotou na tarde desta quarta-feira (6), para receber a cerimônia de abertura dos Jogos da Maturidade realizados pela Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo.  A vice-prefeita Conceição SantAnna; a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes; o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin; a deputada federal Cristiane Brasil; a superintendente de Justiça e Assistência Judiciária Mariana Lontra Costa; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima participaram da solenidade, junto com representantes do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora.

Na companhia do neto de 5 anos, Conceição SantAnna percorreu todo o ginásio com a tocha olímpica. Em seguida, acendeu a pira para marcar o início dos Jogos. “Trouxe o meu neto para mostrar que nós, idosos, um dia fomos crianças. Elas são o futuro da nossa cidade, do nosso país, do mundo. O prefeito Rafael Diniz junto à Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo dá a importância que o idoso merece. É um orgulho fazer parte desse governo que valoriza a Terceira Idade”.    
A superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, ficou emocionada ao falar sobre os Jogos da Maturidade, evento inédito no estado do Rio de Janeiro. “É a realização de um sonho. Não é apenas um evento, é justamente a consolidação da rede de proteção social implantada pelo governo Rafael Diniz que disponibiliza para a população idosa, e para os que envelhecem: cultura, esporte, lazer, atividade lúdicas e cognitivas que beneficiam o envelhecimento saudável e ativo”. 
Cerca de 500 idosos, a maioria acompanhada dos familiares, participaram da cerimônia que recebeu membros dos grupos da Terceira Idade da Baixada Campista, da região Norte do município. A partir da próxima segunda-feira (11), as Casas de Convivência, os Centros Escola do Esporte (CEDEs) e os demais grupos de idosos vão começar as fases eliminatórias das modalidades dos Jogos. A final será no mês de julho. 
Além de atividades físicas, as modalidades são adaptadas e ligadas à cognição e memória, e propõem caráter cooperativo. As modalidades serão: boliche, dominó, dama, encontro de hidroginástica, maratona de dança, caminhada de revezamento, chute a gol. 
Além da Fundação Municipal de Esportes, os Jogos da Maturidade têm o apoio da Unimed Campos, Slake, Cursos TASK, Movimento das Cores e IseCensa. 

Comentários