Batendo na trave há três anos, Cano nunca foi campeão da Santos Dumont

O Americano versão 2018 já fez história com as oito vitórias seguidas, um recorde na história da Série B1 do Campeonato Estadual. E agora quer mais. Neste domingo (8), o time enfrenta o Tigres do Brasil em busca de um título inédito: a Taça Santos Dumont. Pode parecer estranho, mas em três anos batendo na trave e chegando em fases decisivas, o Alvinegro nunca venceu o primeiro turno.

Talvez isso explique os anos seguidos na Segundona: desde que foi criada, em 2013, a Taça Santos Dumont sempre teve o campeão subindo. Bonsucesso, Barra Mansa, Portuguesa, Nova Iguaçu e Goytacaz levaram o primeiro turno e, na hora de decidir, também conquistaram o acesso.

No caso do Americano, são três anos chegando, ao menos, na semifinal. A vez que o título esteve mais perto foi em 2015, quando chegou à final. Na ocasião, a disputa era em ida e volta, e o Cano venceu o primeiro jogo por 4 a 3. No entanto, perdeu por 5 a 1 a segunda partida.

Entretanto, apesar da possibilidade de levar para casa um título inédito, o técnico Josué Teixeira prega cautela. Primeiro no que tange a respeitar o adversário, líder do Grupo B que, ao menos em equilíbrio, foi mais disputado. E depois no futuro dos jogadores dentro da própria competição. Afinal, a conquista do primeiro turno não garante o acesso.

- Nossa vida não muda, a vitória, quando vem, é só naquele momento. No dia seguinte as contas chegam para pagar, a alegria diminui, a cobrança aumenta e você tem que estar focado. Não só no resultado, mas no rendimento. Não quero só jogadores de futebol, quero homens, pessoas que entendam o que é um ser humano de qualidade - afirmou o treinador, que quer o título para garantir mais tranquilidade, já que o acesso, se vier, é só na semifinal geral:

- A vantagem é fazer uma Copa Rio com mais foco. Hoje temos a maior pontuação do campeonato e se vencermos a final já estamos no quadrangular que decide. A gente pode ganhar os dois turnos e ter a melhor pontuação e não resolve nada, o quadrangular vai existir de qualquer maneira. Então vamos buscar a vitória para garantir vantagem e tranquilidade - projetou.

Americano e Tigres do Brasil jogam neste domingo (8), às 15h, no Estádio Ângelo de Carvalho, em Campos dos Goytacazes. 

Fonte: FutRio.

Comentários