Departamento Psicossocial gera resultados dentro e fora de campo

O jovem elenco do Verdão de Macaé tem mostrado sua força no Campeonato Carioca da Série B1 através de grandes atuações coletivas, que levaram o clube a uma posição de destaque na tabela de classificação. E todo este sucesso tem uma explicação: o clube possui um Departamento Psicossocial que acompanha de perto a evolução de cada um dos 140 atletas do clube, desde as categorias de base até a equipe profissional.

Utilizando técnicas de relaxamento e atividades cognitivas, a equipe de psicólogos, formada por Ivana Zimmermann, Tatiane Cantiliano e Jefferson Cabral, contribui para a melhoria no desempenho, tratando o treino mental com a mesma importância dos treinos físicos e táticos.
São trabalhadas também, atividades pré-competitivas para a gestão das emoções, que promovem a autoconfiança e autoconhecimento, fatores de extrema importância no equilíbrio emocional durante o campeonato.

A estrutura do trabalho é baseada na janela do desenvolvimento humano, onde as habilidades estão mais intensas ao final da adolescência e inicio da vida adulta, promovendo fatores que favorecem os relacionamentos de forma saudável e íntegra. Além do desempenho esportivo, o resultado aparece também fora de campo, onde é possível perceber o aumento no rendimento escolar e melhoria nas relações sociais.

– “O esporte tem o poder de integrar o indivíduo independentemente da classe social, raça ou religião. Desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe, cumprir horário, saber ouvir, reconhecer seus limites, assim como conhecer o próprio corpo. Nosso papel como psicólogos do esporte tem a atenção voltada para a promoção da saúde, comunicação, relações interpessoais, liderança e melhoria do desempenho esportivo (físico e emocional).” Disse Ivana Zimmermann Fernandes- Psicóloga/Pós-Graduanda em Neuropsicologia e Psicologia do Esporte.