Faltam 13 dias: Na década de 40, Prova de São Salvador teve um bicampeão, Luiz Lomelino


A mais tradicional Prova ciclística do país chega aos seus 74 anos, e para comemorar, o GF ESPORTE preparou uma série especial até o dia 6 de agosto, com detalhes, fotos históricas e todos os campeões por década. Fique ligado nesta viagem e boas descobertas. Nesta terça-feira (24/07), faltando 13 dias para a 74ª Prova Ciclística de São Salvador, destaque para os campeões da década de 40. Luiz Lomelino, do Colégio Bittencourt, venceu a primeira Prova em 1945.

Se estivéssemos falando de "Europa", seria fácil de entender. Mas estamos falando de "Brasil", onde é conhecido o triste nível de atenção,credibilidade e investimento que o povo, os governantes e os patrocinadores dão a esportes que não sejam o futebol. Ver o ciclismo festejado e reconhecido em uma cidade brasileira é, de longe, altamente gratificante. E fica ainda mais bonito quando grandes equipes do país comparecem para brigar por pontos importantes do Ranking Nacional! Tudo isso aconteceu na 68a. edição da Prova Ciclística de São Salvador, que ocorreu no dia 06/08/2012 em Campos. A competição que é a mais clássica, charmosa e popular do país.

Até o ano de 1976 (edição n.32) o percurso da São Salvador foi o mesmo, com a largada em frente ao Banco do Brasil e chegada em frente à antiga sede da Prefeitura Municipal. Em 1977 a prova sofreu sua primeira alteração de percurso, saindo das estreitas ruas do centro da cidade para a Avenida Alberto Torres e Tenente Cel. Cardoso. Patesko ficou à frente da organização da prova até 1994, quando se afastou por problemas de saúde. Morreu em setembro de 2007, pouco antes de completar 92 anos de idade.

LISTA DE TODOS OS CAMPEÕES DA DÉCADA DE 40

*1945 Luiz Lomelino - campista (Colégio Bitencourt)
*1946 Luiz Lomelino - campista (Colégio Bitencourt)
*1947 Antonio Alves - campista (Garage União Ciclísitca)
*1948 Heraldo Gomes - campista (Futurista F.C.)
*1949 Euclides Cabral (Aragão) - campista (Goytacaz F.C.)
*1950 Gérson Romano - mineiro (Tupi de Juiz de Fora)

Nesta quarta-feira (25/07) iremos destacar os campeões da década de cinquenta. 

VEJA TAMBÉM
Prova Ciclística de São Salvador começou por sugestão do pai de Patesko
A tradicional Prova Ciclística de São Salvador chega a sua 74ª edição e as inscrições já começaram e irão até o dia 2 de agosto. O circuito da 74ª Prova Ciclística São Salvador terá uma metragem de 3.650 m. A Largada será na Praça do Liceu em frente à Câmara Municipal de Campos. Com percurso pela Alberto Torres, Av. 28 de Março, Rua Tenente Coronel Cardoso e Av. Dr Hélio Póvoa.

O evento é organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campos. As inscrições começam a ser feitas a partir desta sexta-feira (13), pelo site www.fecierj.org.br.


Os ciclistas que desejarem participar da prova terão até o dia 2 de agosto para se inscrever. A expectativa do presidente da Fecierj, Rodrigo Rocha, é que este ano o número de participantes chegue a 400 atletas, superando o número de inscritos do ano passado, quando foi registrada a presença de 370 competidores.

Comentários