França x Croácia: as escalações, histórico e informações da final


A bola vai rolar na Rússia pela última vez antes de o bastão ser passado para o Qatar. A Copa do Mundo começou com 32 seleções, mas apenas duas restaram na luta pelo título máximo do futebol mundial neste domingo, às 12h, no estádio Luzhniki, em Moscou. A França carrega a regularidade e a consistência de uma seleção que está pronta para repetir o feito de 1998, enquanto a Croácia está disposta a enfrentar quantas prorrogações forem preciso para conquistar o maior feito da história do esporte do país. 

A França chegou até a decisão com uma campanha praticamente impecável. Classificado como líder do Grupo C, foi ao mata-mata como uma caçadora de sulamericanos, eliminando a Argentina nas oitavas e o Uruguai nas quartas. Na semifinal, teve força para bater a sensação Bélgica sem maiores sustos. Um caminho tranquilo e totalmente diferente do vivido pelo seu adversário. Os franceses levantaram o troféu em 1998 e também chegaram na final em 2006. 

A Croácia mostrou um futebol convincente na primeira fase e se classificou como líder do Grupo D, que tinha ainda Islândia, Nigéria e Argentina. Tudo mudou na segunda fase, quando teve de enfrentar três prorrogações seguidas: nas oitavas contra a Dinamarca, nas quartas contra a Rússia e na semifinal contra a Inglaterra. A melhor campanha dos croatas foi em 1998, quando ficaram em terceiro lugar após perderem a semifinal justamente para a França.

Domingo - 12h
França x Croácia
Local: Estádio Luzhniki, Moscou, Rússia
Número de jogos da sede na Copa: 7
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Belatti (ARG)

FRANÇA (Técnico: Didier Deschamps)
Lloris; Pavard, Raphael Varane, Samuel Umtiti e Lucas Hernandéz; Kanté, Matuidie Pogba; Mbappé, Griezmann e Giroud. 

França x Bélgica
França eliminou a Bélgica na semifinal (Foto: AFP) 
Desfalques: Mendy (lesionado)
Pendurados: -

CROÁCIA (Técnico: Zlatko Dalic)
Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Ivan Rakitic, Luka Modric, Ante Rebic e Ivan Perisic; Andrej Kramaric e Mario Mandzukic. 

Croácia x Inglaterra
Croácia eliminou a Inglaterra na semifinal (Foto: AFP)
Desfalques: Kalinic (cortado)
Pendurados: -

Histórico em Copas: no único confronto entre as equipes, a França venceu a Croácia por 2 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 1998.