JECs 2018: expectativa de reunir 3 mil alunos a partir do dia 7 de agosto

 (Foto: Silvana Rust)
Os Jogos Estudantis de Campos (JECs-2018) vão começar no dia 7 de agosto, a partir das 14h, com as competições de futsal masculino, categoria sub-15, na quadra do Colégio Salesiano. Este ano, 45 unidades de ensino das redes municipal, estadual, federal e particular confirmaram presença. A expectativa é reunir mais de 3 mil estudantes sub-15 e sub-17, durante todo o evento que vai ser encerrado em 1º de outubro.

— Fico muito feliz em poder promover junto com toda a equipe da Fundação Municipal de Esportes mais uma edição dos Jogos Estudantis de Campos, que terá a participação de 45 unidades de ensino e quase 3 mil estudantes, selando o sucesso do evento realizado no ano passado. Lembrando que por 10 anos os Jogos Estudantis ficaram suspensos. Hoje temos a confirmação que o esporte vem motivando os alunos nas escolas para a participação no evento, o que também acaba impulsionando a geração de novos empregos — destacou o presidente da FME, Raphael Thuin.  

De acordo com um dos coordenadores dos JECS, professor Cláudio Artiles, serão realizados 70 jogos coletivos na sub-15 e 90 na sub-17, além das competições individuais. Os Jogos Estudantis de Campos vão ter oito modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez a na categoria 15; enquanto na categoria 17, serão nove modalidades, incluindo o judô.

As competições vão acontecer no Colégio Salesiano, 2ª Companhia de Infantaria, Centro Escola do Esporte (Cede) do Alphavile, Automóvel Clube Fluminense, Casa do Vôlei e Instituto Federal Fluminense (IFF). A modalidade de futsal foi a atividade esportiva que mais teve escolas inscritas, sendo 26 na sub-15 e 30 no sub-17. Na modalidade individual, o xadrez foi a que mais teve alunos inscritos: 29 no-15 e 14 no sub-17.

Durante 10 anos, os Jogos Estudantis de Campos ficaram suspensos e, no ano passado, retornaram, reunindo 30 unidades de ensino e aproximadamente 2 mil estudantes.