Macaense, Joseilton dos Santos vence a etapa do XTERRA em Ouro Preto

Pela quarta vez a cidade mineira de Ouro Preto recebeu a etapa de um dos maiores eventos esportivos do mundo: o XTERRA. Em busca de pontos para o ranking nacional, o atleta Joseilton dos Santos mais uma vez esteve presente na competição representando Macaé, cidade que adotou como lar há alguns anos, e o seu povoado de Flexeiras e Curral do Meio, em Sergipe.

Após uma prova bastante difícil de 23 quilômetros, com vários níveis de intensidade e obstáculos, “Papa-Léguas”, como é carinhosamente conhecido entre os amigos, conquistou uma vitória importante.

“Essa, sem dúvidas, foi uma das provas mais duras que enfrentei. Foi um trajeto com muitas subidas. Já tinha batido na trave quatro vezes, mas dessa vez estava determinado que não iria perder para mim mesmo, como no ano passado. Foquei muito nas trilhas. Foi uma disputa muito boa. Até os 14 primeiros quilômetros, eu estava em segundo, mas eu queria mais do que aquele resultado. Quando tive a oportunidade, assumi a ponta e falei comigo mesmo: ‘chegou a minha vez’. Fui embora e no 17º km tomei um tombo. Ao invés de me entregar, criei forças e continuei. Machuquei a mão e quebrei o meu celular com a queda, mas não me deixei abalar por isso. Graças a Deus todo esforço valeu a pena. Fui o grande campeão da prova”, comemorou o atleta após a premiação.

O XTERRA surgiu no ano de 1996, no Havaí, criado por Tom Kiely. É considerada a primeira prova de triathlon off-road do mundo. No Brasil, chegou apenas em 2005, em Ilhabela. Atualmente o evento possui provas de “Triathlon off-road, Night Run, Trail Run, MTB CUP, MTB Enduro, Endurance, Swim Challenge, e Kids Mini Corrida, e dá oportunidade a todos os tipos de atletas participarem dessa celebração do bem-estar e da qualidade de vida”.

Com esse resultado em Ouro Preto, o atleta assumiu a ponta no ranking. “Meu objetivo é conseguir participar novamente do XTERRA Trail Run World Championship, etapa final da competição, no Havaí (EUA), onde tive a oportunidade de estar presente no ano passado. Para isso preciso de ajuda, pois os gastos com passagens, hospedagem e alimentação são altos e não tenho condições de arcar com esse custo sozinho”, diz ele que já se prepara para a próxima etapa, que será neste sábado (21), na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG).

Sem patrocínio, Joseilton conta com o apoio de amigos e apoiadores para competir. “Quero agradecer à minha nutricionista, a Ana Carolina Almeida, à academia Essencial Fit, ao fisioterapeuta Alisson Monteiro e ao grande mestre JP Maximum. Essa vitória vai para todos os meus conterrâneos dos meus dois povoados, lugares onde nasci e passei minha infância”, concluiu.

Os interessados em conhecer mais sobre a sua trajetória, ajudar/patrocinar podem entrar em contato com Joseilton através do telefone: (22) 99784-6087, por e-mail: joseilton.silva.santos@outlook.com ou no Facebook: Joseilton da Silva Silva Santos.

Comentários