Abertura oficial dos Jogos Estudantis de Campos nesta sexta (31)

Cerca de 3 mil estudantes de 55 unidades de ensino das redes particular, federal estadual e municipal vão participar da abertura oficial dos Jogos Estudantis de Campos- (JECs-2018) nesta sexta-feira(31), às 18h, no Ginásio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). Participam da solenidade autoridades e representantes de cada unidade de ensino. O evento também terá a apresentação da equipe de dança do projeto Paraesporte, mostrando que o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão.  

Nesta quinta-feira (30), a comissão organizadora voltou a se reunir para discutir os últimos detalhes da cerimônia de abertura. Durante os próximos dias serão realizados 90 jogos coletivos, além das provas individuais. Os JECs vão reunir provas de natação,  tênis de mesa, judô, atletismo, futsal, handebol, basquete e vôlei, nas categorias feminina e masculina, com idades até 17 anos.
As competições vão acontecer na piscina e salão da Fundação Municipal de Esportes, Centro Escolas dos Esportes (CEDE) do Alphaville,  Automóvel Clube Fluminense (ACF), Casa do Vôlei, Colégio Salesiano e  Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro). 

O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, destacou a importância da retomada dos JECs depois de dez anos, que aconteceu em 2017, no primeiro ano do governo do prefeito Rafael Diniz, que desde então vem fomentando a prática de esporte no município.
— Tive a oportunidade de participar dos Jogos Estudantis quando era criança e sei da importância do evento para o desenvolvimento do esporte na cidade. Ao longo da minha carreira consegui chegar à seleção brasileira de natação e  ganhar quatro copas do mundo. Toda essa história começou em Campos. Precisamos sempre valorizar nossas crianças, incentivando a transformar sonhos em realidade, com dedicação, disciplina e muito respeito ao próximo. O  objetivo do prefeito Rafael Diniz, por meio do JECs,  é fortalecer o esporte, unindo com a educação, formando uma  geração  muito mais saudável e mais bem preparada para o futuro — disse Thuin.

O professor do Colégio Salesiano Jorge Walace  destacou a retomada dos JECs. "A competição vem  dando a oportunidade para descobrir grandes talentos e ao mesmo tempo motivando os alunos a praticar esportes. O resultado está ai, quando  esse ano, mais escolas se inscreveram para os Jogos e ainda abrindo provas para estudantes nas categoria de 15 e 17 anos", avalia Jorge.

Formato em 2018
Os Jogos Estudantis de Campos de 2018 foi dividido em duas categorias: sub-15 e sub-17. A primeira parte teve início no dia 7 de agosto com competições em oito modalidades: natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, vôlei, handebol e basquete. A última partida do futsal, na categoria sub-15, acontece neste sábado (1º), a partir das 13h, no ginásio do IFF. Jogam Batista x Salesiano (feminino) e, às 14h, as equipes do Batista e Paula Barro disputam o título de campeão.

No mesmo dia, a partir das 9h, as equipes o Liceu de Humanidades, Colégio Almirante Barroso, Colégio Francisco Vasconcellos  Vasconcelos, Colégio Bittencourt , Ciep Nilo Peçanha, Ciep Nação Goitacá,  Colégio Estadual Nilo Fernandes e Centro de Estudos abrem a roda de futsal, na categoria sub-17.

Comentários