Campos vai sediar VII Olimpíadas Especiais das APAEs


A VII Olimpíadas da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FEAPAES-RJ) vai acontecer de 16 a 19 de agosto em Campos dos Goytacazes. O evento tem a organização da Federação Estadual que vai trazer várias instituições do Estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), apoia o evento. A Federação atende atualmente 64 APAEs, divididas em oito regiões: Serrana, Sul, Centro Sul, Lagos, Norte, Noroeste, Metropolitana 1, Metropolitana 2. Nesta quarta-feira (8), o presidente da FEAPAES-RJ, Hélio Torres da Silva, foi recebido pelo presidente da FME, Raphael Thuin e o coordenador do Projeto Paraesporte, Fabio Coboski.

As delegações chegam a Campos no próximo dia 16, a partir das 18h, e o credenciamento será no Centro Escola dos Esportes (CEDE) do Alphaville.  Mais de 30 APAES do interior do Estado confirmaram presença como dos municípios de:  Niterói, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, São João da Barra, Campos, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana, Barra Mansa, Pinheiral, Itaperuna e Campos, além dos atletas do Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes e ainda da Apoe.  Na sexta-feira, dia 17, às 8h, começam as provas de atletismo, na pista de Atletismo de Campos, situada na Avenida Bartolomeu Lisandro, 1.148, no Jardim Carioca enquanto que no CEDE do Alphaville serão realizados os jogos de futebol de sete.

A cerimônia de abertura acontece na sexta-feira às 19h30, no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) com a presença de autoridades e das delegações. Em seguida, haverá apresentação de capoeira. As competições continuam no sábado a partir das 8h, com prova de natação, na piscina da sede da FME, enquanto que os jogos de futebol, basquete, bocha, tênis de mesa e ginásticas, no CEDE do Alphaville. As finais estão marcadas para domingo (19), no CEDE Alphaville, a partir das 19h.
— Recebemos hoje o Hélio Torres e equipe para acertar os detalhes finais do evento. As Olimpíadas Especiais das APAEs acontecem a cada três anos e este ano, em Campos, esperamos receber 500 atletas de 30 instituições do estado — disse Raphael Thuin.

De acordo com Hélio Torres, o objetivo do evento é estimular a ação participativa e integrada dos atletas, profissionais, dirigentes e familiares para a inclusão social por meio da prática esportiva.  “O evento é também mais uma ferramenta para selecionar os atletas que vão participar em novembro, das Olimpíadas Nacional, que vai acontecer em Canoas, Rio Grande do Sul, reunindo pessoas de todo o país”, completou. 

Para celebrar a integração, a Fundação Municipal de Esportes vai oferecer um baile no sábado (18), no CEDE do Alphaville.

— Como um dos Embaixadores das Olimpíadas Especiais Brasil, poder ajudar para que Campos venha sediar esse evento é de grande importância para nós, que trabalhamos com pessoas com deficiência. E o resultado desse trabalho está no Projeto Paraesporte que lançamos, no ano passado e hoje já atende com atividades esportivas a mais de 900 pessoas. Temos ainda as parcerias firmadas com instituições como APAE, APOE, APAPE e, Educandário São José Operário que vem a somar com o trabalho que é desenvolvido — destacou o presidente da FME.

Comentários