Delegações das Apaes concentradas para a VII Olimpíadas

Cerca de 700 atletas e professores que compõem 30 delegações de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) chegaram em Campos nesta quinta-feira à noite (16) para o credenciamento das VII Olimpíadas das Apaes já concentrados, mas animados para os jogos. Além de promover a interação e inclusão social, o evento ainda fomenta a economia. Os jogos começaram nesta sexta-feira (17) para duas modalidades e vão até domingo.

O evento é organizado pela Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (FeApaes-RJ) com total apoio da Prefeitura Municipal de Campos, através da Fundação Municipal de Esporte (FME). Mais de 700 pessoas, entre 500 atletas e membros das Apaes, como professores e técnicos, lotaram cinco pousadas de Campos, fomentando o setor de hotelaria e de alimentação.
Os atletas representam os municípios do Estado do Rio, que foram divididos sem sete regiões. A professora de educação física Rita de Castro Gomes Guimarães veio com a delegação Metropolitana 2, que reúne as Apaes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Itaguaí.

— Apesar das quase cinco horas de viagem, todos estão muitos felizes por estar em Campos participando das Olimpíadas, que é um momento de reunir atletas de todo o Estado e de interação social entre eles, que ficam ansiosos para as competições e também para o tradicional baile, que vai acontecer no sábado. Nossa delegação é composta de 32 atletas que vão participar de sete atividades esportivas — relatou Rita.
A delegação da Região dos Lagos, que reúne as Apaes de Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, Iguaba Grande, Araruama, Búzios e Casimiro de Abreu, trouxe cerca de 100 atletas que vão competir na natação, atletismo e bocha.

— Nossa expectativa é muito positiva em relação a esse vento. Nossos atletas já passaram por uma regional e agora vão competir na Estadual. Uma vez classificados, vão para o Campeonato Nacional, que vai acontecer em Canoas, Rio Grande do Sul, em novembro, reunindo atletas de todo o país — ressalta a presidente da Apae de Cabo Frio, Kely Soares.

As competições começaram nesta sexta, a partir das 8h, no Jardim Carioca, com as disputas de Natação e Futebol de Sete. A cerimônia oficial de abertura começa às 18h, no Ginásio do Censa.
— O município de Campos é um grande incentivador da inclusão. Na cerimônia de abertura, teremos também apresentação de dança de membros do nosso projeto municipal Paraesporte e, em seguida, uma apresentação de capoeira. E a presença da população é importantíssima — destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.

Comentários