Equipe de ginástica da FME treina na Arena Olímpica para melhorar rendimento

Quinze atletas da ginástica olímpica da Fundação Municipal de Esportes foram nesta sexta-feira (3) conhecer e treinar na Arena Olímpica do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico. O objetivo é oferecer às atletas campistas a oportunidade de treinar em equipamentos de última geração, capacitando ainda mais para poder participar, no próximo dia 12, do Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim, que vai acontecer na Arena 3, na Barra da Tijuca.

De acordo com a coordenadora de ginástica da FME, Dorinha Viana, as atletas Campos têm potencial e poder conhecer equipamentos que elas vão competir, só virá a somar com as técnicas e treinos que recebem do quadro de profissionais da Fundação Municipal de Esportes, como o professor Luciano dos Santos e os estagiários Magno Eduardo e Uelington Vasconcelos.
A equipe de profissionais vem descobrindo atletas como a ex-aluna Ryhanna Mara Rocha Marcílio, 7 anos, que no início do ano foi para o Flamengo integrar a equipe de atletas. O clube é conhecido mundialmente como um importante formador de ginastas como as atletas Jade Barbosa, Flávia Saraiva e os irmãos Diego e Daniela Hipólito. Essa oportunidade é única e dará mais segurança aos ginastas campistas para poder participar do torneio”, concluiu o estagiário e árbitro Magno Eduardo.
- Esses equipamentos fazem parte do legado das Olimpíadas de 2016 e estavam parados em um galpão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Centro de Treinamento de Piraí e foram resgatados pelo presidente da Federação de Ginástica do Rio de Janeiro, o hexacampeão de ginástica de trampolim nos ano 90, Bruno Chateaubriand, visando fortalecer o esporte no Estado. O presidente da Federação, foi assistir ao treino das atletas campistas, confirmando sua participação no Torneio Estadual, após 20 anos de sua aposentadoria como ginasta “, explicou o árbitro campista Magno Eduardo.
Essa será a primeira competição oficial organizada pela Federação de Ginastica do Rio de Janeiro que os atletas de Campos participam e a expetativa é trazer medalhas, devido ao potencial de atletas como Ana Júlia de Souza Elias, Isabela Salve, Júlia Pralon, e Laura dos Santos, todas com 13 anos, que vem se destacando em outras competições que participam no Estado do Rio, como a Copa La Salles", comentou a professora.

- Fico muito feliz com o resultado que os atletas da Fundação Municipal de Esportes estão obtendo em pouco mais de 18 meses de treinamento, nas mais diversas modalidades. Recebemos um município sem nenhum investimento no esporte e as unidades praticamente destruídas. Aos poucos, estamos massificando o esporte com o aval do prefeito Rafael Diniz. Estamos lutando para conseguir emendas parlamentares para reformar os prédios onde são realizadas as aulas e também para comprar equipamentos que venham permitir aos profissionais trabalhar e formar grandes atletas. E, hoje, poder oferecer a eles um transporte público da Prefeitura para levá-los ao centro do Arena Olímpica para conhecer é muito gratificante. Espero que, em breve, possamos oferecer equipamentos de qualidade para eles treinarem”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.

Comentários