Faltam 2 dias: Paulista Rodrigo Araújo Mello ganhou Prova Ciclística de São Salvador ano passado

Faltando 2 dias para a realização da 74ª Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, o GF ESPORTE prossegue com o Especial sobre a Prova, competição do gênero mais importante do país. Neste sábado (04/08) o destaque vai para a 73ª edição, disputada em 2017.

RELEMBRE A PROVA DE 2017
O ciclista Rodrigo Araújo Mello, 30 anos, da equipe São Francisco Saúde de São José do Rio Preto/São Paulo foi o campeão da categoria Elite da 73ª Prova Ciclista de São Salvador, que aconteceu neste domingo (6), na Avenida Alberto Torres. A organização foi da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Prefeitura de Campos. O campeão levou 1h.44mim para fechar as 21 voltas do percurso. Já o campista Areno de Miranda Parente, da equipe Bike Center, foi o campeão na categoria Regional. Ele concluiu as 11 voltas da prova em 57mim.
A largada da prova da categoria Elite começou às 11h10 e a bandeirada de largada foi dada pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin. A prova reuniu 45 atletas de vários estados brasileiros e é considerada pelos ciclistas como uma das mais importantes do país, ficando atrás somente da prova nacional. O prefeito Rafael Diniz; o presidente da Câmara dos Vereadores, Marcos Gomes, o Marcão; e a deputada federal Cristiane Brasil passaram pelo local, para prestigiar a prova. 

- A Prefeitura de Campos reuniu várias secretarias para ajudar na realização da 73ª Prova Ciclística, que é umas das atividades esportivas mais importantes dos festejos do padroeiro São Salvador e que tem todo o carinho do campista. Apesar das dificuldades econômicas que recebemos o Município, não podíamos deixar essa tradição morrer. Estamos arrumando a casa. Nestes sete meses de governo, estamos trabalhando com seriedade, respeito, coragem e firmeza para manter a máquina funcionando.  Nesse pequeno tempo de administração, conseguimos ajudar na realização da Prova Ciclística, resgatamos o basquete masculino, a união dos três times de futebol da cidade, implantamos o Paraesporte e a Via Esporte. Isso é só o começo. Estamos levando saúde para a população -, destacou o prefeito Rafael Diniz.   
 - Participar desta prova ciclística, que é uma das principais do país, e conseguir o 1º lugar é muito gratificante, pois pedalei ao lado de grandes feras do esporte nacional. Eu venho de uma maratona de provas  ciclísticas, como a Volta de Guarulhos, onde participei na semana passada e também subi no ponto mais alto do pódium e, ainda tive condições técnicas para conquistar a vitória, pontuando para o ranking nacional e também ajudei a minha equipe São Francisco Saúde a manter a liderança no ranking nacional.  Rodrigo dividiu o pódium com o colega de equipe Cristian Egídio, que ficou em terceiro lugar -, comentou o campeão da prova, o paulista Rodrigo Araújo de Melo.
O 2º lugar na categoria Elite ficou com o carioca Emerson da Silva Santos, da equipe Team/UFF, que já participa há cinco anos da prova de São Salvador e aproveitou para "parabenizar a organização do evento e ao público que compareceu prestigiando e passando energia positiva para os atletas que enfrentam uma maratona” concluiu Emerson.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin destacou a importância de manter a tradição desta Prova Ciclística, que já faz parte da história de Campos. 
- A realização de um evento desse porte, não só fomenta o esporte e mantém a tradição, como também fomenta a rede de hotelaria e alimentação na cidade, trazendo receitas para o Município, que vive uma de suas piores crises de sua história. O esporte tem esse poder de mobilizar vários setores e aquecer” destacou Thuin.

REGIONAL - O campista Areno de Miranda Parente foi o campeão da categoria regional, que fechou a 73ª Prova Ciclística de São Salvador. A categoria reuniu cerca de 60 atletas de Campos e cidades vizinhas, como São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Cardoso Moreira, São Fidélis, entre outras cidades. O segundo lugar ficou para Fabiano dos Santos Mota e o terceiro com Enoque Souza da Silva Junior.
A 73ª Prova Ciclística de São Salvador começou às 7h e só foi terminar as 14h30, após a realização das 16 baterias de provas, passando por Junior, Paraciclismo Tandem, Master Masculino e Feminino, Infanto Juvenil Masculino e Feminino, Opem, Elite e Regional.

O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Rocha,  agradeceu o empenho de todo a equipe da Fecierj  e da Prefeitura de Campos, que reuniu várias secretárias e fundação de Esporte, para que tudo certo. Em 2018 esperamos realizar uma festa muito mais bonita do que esta, conforme merece esta prova que foi idealizada há 73 anos, por Geraldo Maria  Ferraioulli em homenagem aos bravos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Neste domingo (05/08) iremos destacar o Congresso Técnico da Prova Ciclística de São Salvador deste ano.



A tradicional Prova Ciclística de São Salvador chega a sua 74ª edição e as inscrições já começaram e irão até o dia 2 de agosto. O circuito da 74ª Prova Ciclística São Salvador terá uma metragem de 3.650 m. A Largada será na Praça do Liceu em frente à Câmara Municipal de Campos. Com percurso pela Alberto Torres, Av. 28 de Março, Rua Tenente Coronel Cardoso e Av. Dr Hélio Póvoa.

O evento é organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campos. As inscrições começaram a ser feitas desde sexta-feira (13), pelo site www.fecierj.org.br.

Os ciclistas que desejarem participar da prova terão até o dia 2 de agosto para se inscrever. A expectativa do presidente da Fecierj, Rodrigo Rocha, é que este ano o número de participantes chegue a 400 atletas, superando o número de inscritos do ano passado, quando foi registrada a presença de 370 competidores.

Comentários