Josué Teixeira promete força máxima na Corcovado e descarta ansiedade

A fase final da Taça Corcovado se aproxima e o Americano estará nela. Entretanto, por ter se garantido como melhor equipe da classificação geral, o Alvinegro jogará a etapa decisiva do segundo turno apenas como cumprimento de tabela, já que o lugar na semifinal geral (quando o acesso será definido) está assegurado, além das vantagens de jogar por dois resultados iguais e ter o mando no jogo da volta.

O panorama confortável dá ao Glorioso a chance de poupar atletas. Josué Teixeira, entretanto, não utilizará tal artifício. Só ficará de fora quem, de fato, não reunir plenas condições físicas. Cartões também serão levados em conta. No próximo sábado (01/09), no encerramento da fase classificatória, um time modificado será observado. Mas a partir da semifinal, com todos zerados em termos de punição, o Cano vai com força máxima, avisa o treinador.

- Força máxima, se possível. Na semifinal vamos estar com os cartões zerados e quem não tiver lesão... Devemos contar com a volta do Valdir, do George. Vamos estar com algumas peças para repor, felizmente. Então vamos com a equipe principal, não vamos poupar ninguém não. Até porque tem um passado recente, histórias de poupar time, que o Americano acabou sendo prejudicado.

- A gente não vai cometer o mesmo erro. Vamos utilizar a equipe máxima e conseguir o máximo de conquistas que a equipe possa alcançar - disse Josué, fazendo referência ao episódio de 2016, quando o clube foi excluído da Série B por ter poupado atletas, algo que o STJD entendeu como tentativa de manipulação de resultados.

Ansiedade? Aqui não
O momento mais agudo da temporada se aproxima e, assim como no ano passado, o Americano se encontra bem nas duas frentes que possui. Em 2017, entretanto, não conseguiu alcançar o acesso à elite e, na Copa Rio, viu o título escapar na disputa por pênaltis. Josué Teixeira descarta qualquer tipo de ansiedade, mesmo que os jogos mais pesados se aproximem. Os objetivos são traçados semanalmente, conforme explica o comandante.

- A gente não está sofrendo disso (ansiedade) não. A gente trabalha todo dia, conversa como o grupo que a próxima rodada é a nossa decisão. Foi desde o primeiro turno até agora. Foi uma decisão nesse jogo (contra o São Gonçalo, pela Copa Rio). E vamos chegar no sábado, mesmo com o time mesclado por conta dos cartões amarelos, tentando fazer um jogo em Friburgo para buscar a vitória. E vamos jogar na quarta-feira para buscar outra vitória. Então a gente busca vitória a vitória. Não estamos buscando sermos campeões no final disso tudo. Se eu conseguir ter uma sequência de vitórias, naturalmente vamos ser campeões. Não estamos traçando meta lá na frente. Estamos traçando metas semanais.

Entendimento pleno e rotatividade do elenco
Contra o São Gonçalo, no meio de semana, o Americano venceu por 1 a 0 em nova atuação sólida que deixou encaminhada a vaga nas semifinais da Copa Rio. Josué Teixeira mais uma vez destinou elogios aos atletas, que vêm demonstrando entendimento claro da proposta de jogo e das variações apresentadas. A garotada também foi citada com méritos.

- É um grupo muito determinado e os jogadores entendem aquilo que a gente pede. Iniciamos o jogo com um sistema, no intervalo mudamos e terminamos com outro. É tudo em cima do conceito de jogo que temos e os meninos entendem. Mais legal ainda é colocar dois jogadores da base (no segundo tempo) e ter a reposição natural. Muita gente fala que o elenco do Americano é caro, mas nosso elenco é muito enxuto.

- A gente usa bem esses jogadores da base para ter o suporte que a gente precisa. A gente fica feliz. O encaixe está acontecendo, é um gupo sem vaidade. O Maradona procura o Aquino, o Aquino procura o Maradona e naturalmente estão fazendo os gols. O passe do Luís (goleiro, no gol contra o São Gonçalo) foi uma resposição que a gente trabalha. Temos variações de jogo e não adianta, agora, ficar procurando adjetivos para nossa equipe.

O Americano encara o Friburguense, neste sábado (01/09), às 15h, no Estádio Eduardo Guinle, na Região Serrana

Fonte: FutRio