Alunos das escolas de Varre-Sai se destacaram em Circuito de Xadrez em Manhuaçu(MG)

Image
Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais Primo José Sobreira e Elídio Valentim de Moraes, além do Colégio Coração de Jesus e Ciep Dr Miguel Couto Filho, que participam do Projeto Xadrez na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, se destacaram no 1º Circuito Manhuaçuense de Xadrez que aconteceu no último domingo (23/09), em Manhuaçu (MG).

O torneio contou com a participação de oito municípios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais nas categorias Sub 12, Sub 15, Sub 17 e feminino. Os alunos de Varre-Sai foram orientados pelo professor José Carlos Monteiro (Paraíba) e Wagner Vieira.
Image
Na categoria Sub 12, os alunos de Varre-Sai, João Pedro da Silva Barreto ficou com o Ouro, Eduardo José Menezes da Silva com a Prata e Kauan de Souza Guedes com o Bronze.

Na categoria Sub 15, a aluna Meiriele Antonia Silva Pimentel obteve a melhor colocação na 1ª feminina e a medalha de Prata e Douglas José Capacio da Silva, a medalha de Ouro.

E na categoria Sub 17, Alexsandro Ferreira de Oliveira ficou com a Prata e Rafael Turino Alves com o Bronze. E a melhor feminina Sub 17 foi Lohainy Aparecida Salino de Souza .

“Podemos notar a evolução dos alunos no aspecto disciplinar, melhoras no intelecto. E esse campeonato em Manhuaçu visou uma preparação dos alunos para participar do 36º Intercolegial O Globo/SESC com data a ser definida”, disse Paraíba.

“A melhora deles em relação ao Xadrez é notória e também na disciplina e concentração. Eles têm o compromisso dos horários dos treinos e estão mais competitivos a cada dia. Vamos disputar o Intercolegial com grande expectativa e chances de surpreender”, completou Wagner.
Image
A secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, destacou ainda o empenho dos professores de Educação Física das escolas e diretores que estão sempre incentivando os alunos na prática do jogo.

“Nesse sentido, o Xadrez é de suma importância para o desenvolvimento de habilidades intelectuais e ajuda no desempenho das demais disciplinas escolares”, disse a secretária.

Ainda segundo a secretária, o Projeto Xadrez na Escola foi um dos fatores que contribuíram para o aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

“A meta proposta para 2017 para Varre-Sai era 4.2, o município conquistou o resultado de 5.1 no IDEB dos anos finais do ensino fundamental e para isso, o Xadrez foi importantíssimo”, concluiu.