Botafogo x São Paulo – Tricolor desafia o Fogão para manter a liderança


O São Paulo empatou seus dois últimos compromissos pelo Campeonato Brasileiro, mas se mantém na liderança. E, para não seguir contando com a sorte, o Tricolor terá que dar fim ao bom momento vivido pelo Botafogo. Os times se enfrentam pela 27ª rodada neste domingo, às 16h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O São Paulo vem de empates por 0 a 0 com o Santos e por 1 a 1 contra o América-MG, que deixam a equipe na liderança, com 51 pontos, um a mais que Palmeiras e Internacional. Já o Botafogo venceu seus dois últimos jogos, por 1 a 0 sobre o América-MG e por 4 a 3 sobre o Vitória, dando fim à uma sequência negativa de resultados. O Alvinegro pulou para a 12ª posição, com 32 pontos.

MISTÉRIO 
As semanas livres, apenas para treinos, têm sido utilizadas pelo técnico Diego Aguirre para mostrar o mínimo possível sobre o time titular do São Paulo. As atividades no CT da Barra Funda vêm repetindo um padrão: os portões são abertos à imprensa quando os trabalhos são apenas físicos e táticos, mas fechados nas ocasiões em que o uruguaio esboça escalações e variações daquilo que pretende mandar a campo.

Muito do mistério atual tem a ver com a principal dúvida de Aguirre para o confronto no Engenhão: quem deverá substituir o meia-atacante Everton, que na última quinta mais uma vez não foi a campo porque se recupera de uma fibrose na coxa esquerda. Ele não treinou com bola em nenhum dia desta semana e dificilmente viajará com o grupo para o Rio.

VOLTAS E OPÇÕES
Zé Ricardo levantou uma dúvida que animou a torcida do Botafogo. Sem jogar desde 23 de abril, o goleiro Gatito Fernández voltou a trabalhar com bola e pode pintar como surpresa para o jogo com o líder São Paulo.

“Na quinta ele (Gatito) fez um treino mais próximo da realidade, tem que ter pouquinho de cautela nesse retorno, mas se tiver condições, se sentir confiante... É uma posição bem específica, tem que estar totalmente à vontade. Se não tiver nenhum impeditivo, pode ir pro jogo”, comentou o técnico. O retorno do goleiro pode mandar Saulo para o banco de reservas.

Depois de deixar o treino mais cedo na quarta-feira, o atacante Erik participou normalmente dos trabalhos desta sexta-feira e também não deve ser problemas para o jogo em casa. Ele foi um dos principais destaques nas últimas duas vitórias. Léo Valência, que já não enfrentou o Vitória, segue se recuperando de um problema na panturrilha e deve ser desfalque.

FICHA TÉCNICA
Botafogo-RJ x São Paulo-SP

Horário: 16h00
Local: Engenhão - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Traci-PR
Assistentes: Ivan Carlos Bohn-PR e Rafael Trombeta-PR

Botafogo-RJ
Saulo; Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Bochecha e Rodrigo Lindoso; Luiz Fernando, Erik e Kieza.
Técnico: Zé Ricardo

São Paulo-SP
Sidão; Bruno Peres, Anderson Martins, Bruno Alves e Edimar; Jucilei, Hudson e Nenê; 
Rojas, Reinaldo e Diego Souza.
Técnico: Diego Aguirre