Caminhada e passeio ciclístico nos cinco anos da APA do Itaoca

Estarão abertas na próxima sexta-feira (14) as inscrições para participar da caminhada e passeio ciclístico especiais em comemoração aos cinco anos de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itaoca. O evento será em 29 de setembro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Campos. Para a retirada da camisa do evento, é preciso doar 2 litros de leite, que serão repassados à Casa Irmãos da Solidariedade. 

No dia 29 (domingo) serão realizadas várias atividades, das 8h às 13h, no ponto turístico de Campos. Haverá mesa de frutas, distribuição de brindes, aulão de dança, além do passeio ciclístico e caminhada até o topo do Itaoca.  

As inscrições serão realizadas através do site da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (meioambiente.campos.rj.gov.br). São oferecidas 300 vagas. A retirada da camisa e entrega da doação de leite será nos dias 27 e 28, na sede da secretaria, localizada na avenida Osvaldo Cardoso de Melo (antiga 28 de Março), 1233, Parque São Caetano (ao lado da secretaria de Educação, nas dependências da Rede Ferroviária). Maiores informações através do telefone (22) 98168-8422.
O secretário Leonardo Barreto ressalta que o objetivo é incentivar a proteção da área do Itaoca e promover a solidariedade. 

— O objetivo do evento é incentivar as pessoas à prática de atividades físicas e, sobretudo, à preservação e conservação da APA Serra do Itaoca. Sendo assim, iremos realizar mais uma vez o passeio ciclístico, caminhada ao pico do morro do Itaoca e aulão de dança no término da caminhada — frisou Leonardo Barreto.

A APA Serra do Itaoca está localizada a cerca de 17 quilômetros do Centro da cidade, no distrito de Ibitioca, sendo o ponto mais alto do município. São 414 metros de altura e, aproximadamente, 300 hectares de extensão. No cume do morro é possível ter uma visão panorâmica da cidade. Uma nova rampa para a prática de voo livre no local será projetada pelo departamento de Engenharia da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf), em parceria com a Associação de Voo Livre, a Fundação Municipal de Esportes (FME) e a secretaria de Desenvolvimento Ambiental.

2017 — No ano passado, o evento reuniu centenas de pessoas, que subiram juntas o morro e fizeram aulão de spinning com vista para a Lagoa Feia.

Comentários