Começa entrega de camisas a inscritos para passeio pelos 5 anos da Apa do Itaoca


A Área de Proteção Ambiental (APA) do Itaoca, a 15 quilômetros do Centro, completa 5 anos de criação com visita que alia atividade física, solidariedade e campanha pela proteção do meio ambiente.  O evento acontece neste sábado (29) e a concentração será às 7h30.

Dezenas de inscritos para a Caminhada e Passeio Ciclístico compareceram na manhã desta quinta-feira (27) à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), para retirada das camisas para a participação. A entrega do brinde, feita aos primeiros 300 inscritos em troca de dois litros de leite a serem repassados à Casa Irmãos da Solidariedade, segue até as 17h desta quinta e também na sexta-feira (28), das 8h às 17h. A promoção é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, com o apoio de parceiros.
— Vamos eu e mais cinco amigas. Quando elas falam em desistir, eu dou uma animada. Gostei dessa promoção, unindo atividade física, meio ambiente e solidariedade. Na próxima, poderiam incluir outros itens, além do leite — sugere a pedagoga Franciele dos Santos, 27 anos. “Vou com minhas filhas Maria Eduarda, 19 anos, e Luiza, 16. Percorro sempre a trilha para o Itaoca e fico triste ao ver que ainda jogam lixo. Temos que ser mais conscientes -, acrescenta a instrutora de trânsito Ana Paula Damasceno, 38.

Com outro compromisso com “amigos do pedal” para a manhã de sábado, o motorista Antônio Carvalho, 41, levou a esposa Valeska Catarina para retirar duas camisas. “Na próxima, vou com ela e a nossa filha. Finalmente, as duas se animaram”, comenta. “Catarine está ansiosa. Acredito que vai ser bom para ela”, disse a dona de casa Valeska, 36, sobre a filha de 16. A professora Eliana Peixoto, 42, levou a filha Larissa, 8, para a retirada das camisas. “A gente vai devagarinho para ela conseguir subir”, explicou.
Cerca de 400 pessoas se inscreveram. Quem ficou acima da cota dos 300 primeiros com direito à camisa de brinde, também pôde participar do ato de solidariedade, doando os dois litros de leite. A entrega do leite e retirada das camisas acontece na sede da SMDA, na avenida Osvaldo Cardoso de Melo (antiga 28 de Março), 1.233, Parque São Caetano (ao lado da secretaria de Educação, antiga Rede Ferroviária). Em caso de dúvidas, informações pelo telefone (22) 98168-8422.
Programação — A concentração dos participantes, no sábado, será às 7h30. A saída para o passeio ciclístico no entorno e a caminhada ao pico do Itaoca será a partir das 8h. A previsão de chegada ao topo é às 10h. Às 10h30, será realizado um aulão de dança no topo. Haverá ainda decolagem dos pilotos da Equipe de Voo livre e distribuição de água e frutas.

— A comemoração desses 5 anos da APA do Itaoca celebra um marco, um incalculável ganho ambiental para o município. No local, além da belíssima vista, os visitantes terão contato com a fauna e flora características da região. O Itaoca é base de importantes modalidades esportivas, um dos melhores pontos para salto de asa delta e parapente do Brasil, pista de downhill, mountain bike. Local perfeito para atletas que praticam corrida de aventura ou até mesmo uma simples subida para contemplar a natureza. Venham participar da comemoração nesse lugar extraordinário — convida o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Criação – A Lei Municipal que criou a APA do Itaoca, de autoria do vereador Paulo César Genásio, foi sancionada em 22 de novembro de 2013. O objetivo é proteger os remanescentes florestais de Mata Atlântica, a fauna e a paisagem natural local, compatibilizando o uso da comunidade para fins turísticos e esportivos com a conservação da biodiversidade. Com 300 hectares de área, fica a cerca de 15 quilômetros do Centro. Entre as espécies de animais presentes está a preguiça de coleira, ameaçada de extinção.