Competição de barco a vela realizada no final de semana em São João da Barra

Dentro das comemorações pela Semana da Pátria em São João da Barra, o Departamento Municipal de Esportes – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer – promoveu a Corrida de Barco a Vela da Independência. A prova, que inicialmente estava prevista para acontecer no feriado de sexta-feira, 7, foi transferida devido à falta de vento para o domingo, 9.

A competição de barco a vela é uma tradição no município e reúne pescadores artesanais nas embarcações (canoas) utilizadas no dia a dia nas águas do Rio Paraíba do Sul. A disputa acontece em duplas e, no domingo, um total de 10 participou. A largada foi na Ilha da Convivência e chegada no Cais do Arlindo (conhecido no meio esportivo como Cais dos Atletas).
A vitória, após meia hora de prova, foi da dupla Robertinho/Fernandinho. No segundo lugar ficou a dupla Gi/Junior. Conquistou o terceiro lugar Helio/Levi e, em quarto, Dudu/Elder. Dal/Laurinho foi a dupla que obteve a quinta colocação e Reginaldo/Zé Luís foi a sexta colocada. Completando a classificação, Eraldo/Jhony em sétimo e Ditinnho/Suelton em oitavo.

– As competições de barco a vela integram a programação esportiva com eventos durante todo o ano. Em 2018, já foi realizada, com apoio da prefeitura de São João da Barra, o Circuito de Barco a Vela, em quatro e etapas. Em novembro, pretendemos dar início ao Campeonato de Verão, que prosseguirá em dezembro e janeiro, em um total de três etapas – explica o coordenador de esportes, João Paulo Almeida.