Frizão e Itaboraí decidem vaga na final da Copa Rio nesta quarta-feira


Um passo importante rumo à grande final! Foi o que conseguiu o Friburguense após o triunfo sobre o Itaboraí por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira, dia 12 de setembro, no estádio Eduardo Guinle, no duelo de ida da semifinal da Copa Rio. O jogo de volta acontece no dia 19, no Estádio Alzirão, às 15h, na cidade da Região Metropolitana do Rio. O Frizão joga pelo empate e uma vitória simples da Águia leva a disputa para os pênaltis.


O tal alçapão já não é mais o mesmo. Em 2018 o Itaboraí viu sua força dentro de casa ser reduzida. Os números, que antes davam o impacto da supremacia que era exercida no Alzirão, atualmente comprovam que o caldeirão esfriou. São 13 jogos como mandante na temporada, com seis vitórias, seis derrotas e um empate.

Para tentar avançar à final da Copa Rio, o Itaboraí receberá o Friburguense, no Alzirão, na próxima quarta-feira (19). Como perdeu por 1 a 0 na ida, será preciso que a Águia responda com vitória por dois ou mais gols de diferença para se classificar diretamente. Caso supere o Frizão com apenas um tento de vantagem, a definição vai para os pênaltis.

Foram três as oportunidades em que o Itaboraí conseguiu vencer por dois ou mais gols de diferença em 2018. Todas elas na Segundona Estadual: 4 a 0 sobre o Olaria; 2 a 0 em cima do São Gonçalo; 3 a 1 contra o Barra da Tijuca. Esses são os referenciais. Se conseguir repetir tais feitos, o Azulão avançará após 90 minutos de bola rolando.


Em outras três ocasiões a ADI venceu por um gol de vantagem, o que seria suficiente apenas para forçar a disputa por pênaltis na semifinal. Estes triunfos foram sobre Barcelona, por 2 a 1; além daqueles contra Goytacaz e Campos, ambos por 1 a 0. Estes dois últimos casos aconteceram justamente na Copa Rio.

Se os números não trazem tanta confiança ao se levar em conta toda temporada, pelo menos em termos de Copa Rio o panorama em casa é favorável. Além das vitórias sobre Goytacaz e Campos, o Itaboraí empatou sem gols diante do Pérolas Negras, ou seja, está invicto como mandante no torneio. Por outro lado, não conseguiu qualquer resultado positivo com mais de um gol de vantagem.

O Friburguense, por sinal, é uma pedra no sapato da ADI, que perdeu os dois jogos realizados contra o Tricolor em 2018. Agora, no Alzirão, a Águia tenta remeter a tempos recentes, onde vencer dentro de casa era quase uma certeza. E só a vitória interessa. Caso contrário, a temporada chegará ao fim. O duelo, na próxima quarta (19), às 15h.

A.D ITABORAÍ X FRIBURGUENSE A.C ITABORAÍ 19/09/2018 15:00:00
Árbitro: RODRIGO CARVALHAES DE MIRANDA
Árbitro Assistente N°1: DIOGO CARVALHO SILVA
Árbitro Assistente N°2: THIAGO ROSA DE OLIVEIRA
4° Árbitro:* TARCIZO PINHEIRO CAETANO
Assessor: MESSIAS JOSÉ PEREIRA