Mês do Profissional de Educação Física é comemorado em Macaé

Foto de alunos uniformizados e professor de educação física
No mês em que se comemora o Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro), Macaé receberá a Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional, projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. A formação teórica e prática será oferecida para 80 professores e gestores a partir do dia 11 de setembro e seguirá nos meses de outubro, novembro, além de março e abril de 2019.

Para a participação, os profissionais já estão sendo convidados pelas escolas. As vagas são para professores de Educação Física, gestores e orientadores pedagógicos que atuam em escolas municipais e Ong´s. As aulas serão uma vez ao mês com oito horas de duração. Além de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, o projeto contempla ainda os municípios de Magé, Itaboraí e Duque de Caxias. 

A Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional inclui capacitação, implantação de estratégias de controle de metas e acompanhamento das ações realizadas pelos parceiros locais e municípios. O IEE e a Petrobras estão juntos no projeto desde 2011. O objetivo é reforçar a formação de professores no processo de ensino e aprendizagem do esporte educacional. Outra proposta é democratizar e qualificar a prática do esporte educacional por meio da articulação, formação e aplicação de aulas voltadas para área esportiva.

Para as ações, haverá o desenvolvimento dos conteúdos teóricos e práticos das formações, realização de seminários para socialização dos resultados e trocas de experiências, acompanhamento e avaliação das práticas pedagógicas dos professores nas aulas de Educação Física, além de entrega de kits de materiais e registro e divulgação das ações desenvolvidas pelos professores e gestores com socialização das boas práticas ampliação da expertise da rede.