Atleta macaense é destaque em competição no Espírito Santo

Considerado um dos principais nomes do esporte macaense no Trail Run, o atleta Antônio Marcos foi mais uma vez destaque em uma prova. No último dia 13, ele participou do Insanity Mountain em Guarapari, no Espírito Santo. A prova aconteceu no distrito de Buenos Aires, reunindo atletas de todos os estados do Brasil. Além do Trail Running, também houve provas de Ciclismo de Estrada, Cross Duathlon, Mountain bike Maratona e Enduro MTB.

Após percorrer um percurso de 48 quilômetros, Antônio terminou em oitavo lugar no Geral e em segundo lugar na sua faixa-etária com o tempo de 9 horas e 50 minutos. O resultado foi muito comemorado pelo atleta, que ressaltou as dificuldades para concluir a prova. “Foi uma corrida muito desafiadora. Era um percurso com muitas trilhas, na serra e pastos sob o sol. O calor atrapalhava muito. Apesar dos obstáculos, consegui concluir a prova e fico muito feliz com o meu resultado pois estava competindo com os melhores do trail run do Rio, Minas Gerais e São Paulo”, comemora.

O foco agora será no próximo desafio, o WTR Serra do Mar, no Vale das Videiras, em Petrópolis, em novembro. “Serão 52 quilômetros. Terei que intensificar meus treinos pois o percurso exige muito preparo físico e, principalmente, mental. Havendo essa harmonia, tenho certeza que farei uma boa corrida”, projeta.

Por ser mais intenso do que a corrida de rua comum, onde se exige muito mais do corpo e da mente, os atletas precisam de treinamento específico. Antônio relata que toda competição exige o máximo de dedicação. Ele divide o tempo entre o seu trabalho de servidor público na Prefeitura de Macaé com os treinos. “Minha preparação é baseada em obstáculos naturais, incluindo o treino em academia e alongamentos, além da ioga, que são fundamentais para obter bons resultados. Graças a Deus venho conseguindo ter essas conquistas”, explica.

O atleta começou a correr em 2006 e, desde então, não parou mais. “Passei a competir e venho me superando. Tenho obtido bons resultados. Já fiz ultramaratonas, maratonas e diversas meia-maratonas. Tenho certeza que virão mais desafios pela frente”, destaca ele.

O Trail Run, ou Trail Running, é uma modalidade de corrida muito popular nos Estados Unidos e na Europa, que vem ganhando muitos adeptos no Brasil. As competições são realizadas em áreas rurais ou litorâneas, próximas ou não de grandes centros urbanos.