Carioca 2019 começa em 19 de janeiro; Arbitral sorteia grupos e tabela

Clubes e Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) se reuniram na tarde desta terça-feira (16) para sortear grupos e tabela do Campeonato Carioca de 2019. A competição começa em 19 de janeiro e termina em 21 de abril. O regulamento é o mesmo de 2018: Taça Guanabara (primeiro turno), Taça Rio (segundo turno), semifinal geral em jogo único e decisão em duas partidas.

A semifinal será novamente disputada entre os campeões de turno - que jogam com a vantagem do empate - e os dois melhores times da classificação geral, algo que gerou polêmica, mas que força a realização de uma decisão em duas partidas, impedindo um título direto. Caso a mesma equipe vença as taças Guanabara e Rio, ela se classifica direto para a final e os quatro subsequentes disputam uma espécie de repescagem.

Também a exemplo da atual temporada, dois clubes sairão da Seletiva que começa já em dezembro com America, Americano, Goytacaz, Macaé, Nova Iguaçu e Resende. Os outros quatro seguirão jogando o Grupo X, onde os dois últimos serão rebaixados para a Série B1 e a disputarão no próprio ano de 2019. Os dois restantes voltam a disputar a Seletiva em 2020 com os promovidos da Segundona e os dois últimos da classificação geral.

Outra novidade é a diagramação da tabela buscando a realização de clássicos somente aos finais de semana visando melhor expectativa de público. Apenas a decisão da Taça Rio, marcada para o dia 3 de abril, será em uma quarta-feira. Os demais serão sempre aos sábados e domingos.

CARIOCA 2019 - GRUPOS

Grupo B: Vasco, Fluminense, Portuguesa, Madureira, Volta Redonda e 2º da Seletiva

Grupo C: Botafogo, Flamengo, Boavista, Cabofriense, Bangu e 1º da Seletiva

DATAS

Início: 19/01
Primeiro clássico: 26 ou 27/01 - Flamengo x Botafogo
Final da Taça GB: 17/02
Final da Taça Rio: 03/04
Semifinais: 06 e 07/04
Finais (ida e volta): 14/04 e 21/04

PRIMEIRA RODADA
Fluminense x Volta Redonda
Madureira x Vasco
Portuguesa x 2º da Seletiva
Flamengo x Bangu
Cabofriense x Botafogo
Boavista x 1º da Seletiva