Clubes à deriva na B2 não devem ter maiores problemas com parte contratual

image
Ainda não se sabe qual será o futuro da Série B2 do Campeonato Carioca. Desde a última quinta-feira (25) paira sobre a competição um quadro de indefinição, já que o Maricá recuperou os seis pontos perdidos pela escalação do atacante Felipe Zuca. A decisão do STJD em última instância pode, além anular os acessos de Nova Cidade e Campos, ainda fazer a Terceirona voltar para as semifinais de segundo turno.

Enquanto o Departamento de Competições da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) não define qual será a sequência da Terceirona, cinco clubes estão em compasso de espera: Nova Cidade Cidade, Maricá, Campos, Queimados e Pérolas Negras. Os contratos dos atletas, tema que poderia gerar preocupação, parece bem administrado. O Pérolas, no entanto, possui apenas seis jogadores profissionais registrados no Boletim Informativo (BIRA).

Como uma nova formatação da Série B2 abriria a possibilidade para o Pérolas Negras sonhar com o acesso outra vez, a equipe patiense voltou a treinar. A extensão dos contratos deve seguir o mesmo modelo adotado pelo Maricá, que realizou aditivos de um mês para manter os atletas em condições regulares no que seria a nova reta final do certame.

Os demais clubes envolvidos no quadro de indefinição da Terceirona não terão maiores problemas. Nova Cidade (com 34 atletas profissionais regularizados), Campos (20), Maricá (21) e Queimados (17) reúnem condições de seguirem adiante, já que estabeleceram vínculos até novembro e dezembro com a maioria dos nomes que compõem os respectivos elencos.

Cabe lembrar ainda que o Regulamento Geral de Competições da CBF permite a utilização de cinco atletas amadores durante as partidas, dispositivo que amplia as opções dos times envolvidos na Série B2.

O que pode acontecer?

Caso a competição retorne a partir da semifinal de segundo turno, os cruzamentos seriam os seguintes: Nova Cidade x Campos; Pérolas Negras x Maricá.

Já na semifinal geral, o quadro seria o seguinte: Maricá x Campos; Nova Cidade x Queimados ou Pérolas Negras (caso o Pérolas não conquiste o título do segundo turno, o Queimados entra na fase principal).

Vale lembrar, entretanto, que a FERJ não deu qualquer sinalização sobre como ficará o futuro da Terceirona Estadual. Cenas que ficarão guardadas para os próximos capítulos.

Fonte: FutRio