Dia do Atletismo em Búzios, destaca uma das práticas esportivas mais antigas do mundo

Comemorado no dia 9 de outubro, o Dia do Atletismo destaca a importância de uma das práticas esportivas mais antigas do mundo. Conhecido por “esporte-base”, o atletismo utiliza os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

Em Búzios, com apoio da Secretaria de Esporte, Eventos e Lazer, e divididos em duas categorias, infantil e adulto, um grupo de atletas treina diariamente com muito foco em manter as melhores posições nos pódios.

São 40 atletas (entre infantil e adulto) coordenados pelos professores Amaury Holanda e Luíz de Holanda, mais conhecido como Lula, que podem ser vistos treinando todas as segundas, quartas e sextas no campo em frente ao hospital, terças e quintas na Praça de Tucuns e aos sábados em diferentes pontos da cidade, treinando percursos variados, em solo de asfalto, terra e areia.

- Nosso foco agora está na XC Run que acontece em Búzios no dia 20 de outubro atraindo mais de 3 mil competidores. Uma corrida com diferentes tipos de terreno, oferecendo vários graus de dificuldade. Na edição do ano passado nosso grupo obteve excelentes resultados. Fomos campeões da dupla masculina, conquistamos o primeiro e segundo lugar no quarteto masculino, fomos campeões também na dupla mista, entre outros pódios que fizemos nesta prova – diz o professor Lula.

Todos os 40 atletas do grupo buziano vão participar da XC Run, assim como costumam participar das principais competições que acontecem pelo Estado e pelo Brasil.

- Aproveito a oportunidade para incentivar as crianças e jovens da cidade a participarem do nosso grupo. A prática esportiva é de grande importância para o desenvolvimento da pessoa. É divertido, formamos amizades, é gratuito. Em breve estaremos percorrendo as escolas chamando a garotada para participar conosco – finaliza Lula.