Macaé Sub-19 se classifica para a próxima fase do Torneio Regional

No último final de semana, o distrito do Frade, na região serrana, recebeu a última etapa da fase de classificação do Torneio Regional de Basquete. E com os resultados dos jogos na categoria Sub-19, a fase de quartas de final já está definida com o Macaé Basquete, vice colocado da competição, encarando o IFF Campos.

Nos jogos realizados no sábado (27), enquanto Geração, líder na primeira fase, e Frade, que está logo atrás na tabela, conseguiram duas vitórias, o Macaé acabou sofrendo uma derrota em seu primeiro jogo, contra o Nova Friburgo, por 51 x 43. Apesar de ter mostrado poder de reação no segundo jogo contra o Tênis Clube, vencido por 51 x 34, o time acabou fechando a fase de classificação na vice-liderança da competição.

Com isso, as quartas de final, que serão disputadas em Campos dos Goytacazes, no dia 24 de novembro, ficaram definidas da seguinte forma: o Geração (1º) encara o Quissamã (8º); o Macaé Basquete (2º) enfrenta o IFF Campos (7º); já o Frade Macaé Basquete (3º) terá o Águias Basquete como adversário, enquanto o Friburgo (4º) joga contra o Tênis Clube. Os times que não se classificarem para as semifinais da competição, continuarão em disputa na Série Prata do Torneio Regional.

O Torneio Regional, que possui a chancela da Federação do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) e da Penalty, tem por objetivo fazer com que os jovens atletas tenham um calendário de jogos programado ao longo do ano, já que algumas equipes são escolinhas e/ou não possuem patrocínios para disputarem outras competições interestaduais e nacionais. O campeonato conta com a gestão do Macaé Basquete, mas é organizado por todas as equipes participantes de forma democrática.
Equipe do Sobre Rodas também vence
O Macaé Basquete Sobre Rodas precisou suar bastante para conseguir a sua primeira vitória no Estadual de Basquete Adaptado 2018. Em jogo emocionante até o último minuto, a equipe do técnico Claúdio Mussi saiu com o resultado positivo de quadra, com uma diferença de apenas dois pontos: 56 x 54, contra a ACANDEF, equipe do Rio de Janeiro.

Agora, a equipe segue confiante para a próxima etapa, que será disputada em Niterói-RJ, em novembro. A segunda etapa da competição foi disputada no Ginásio do Automóvel Clube, em Campos dos Goytacazes-RJ. E desde o início do jogo o Macaé Basquete se manteve à frente no placar, indo para o intervalo com a vantagem de 38 x 25. No entanto, na volta da parada, a ACANDEF mostrou poder de reação, especialmente no último quarto, e encostou. Mas, a equipe macaense soube segurar o adversário até o fim do jogo e saiu com a vitória.

Apesar da força coletiva apresentada do Macaé, os destaques foram o pivô Alex, com 14 pontos, e o ala Jackson, com 12: “Fizemos uma partida que fluiu muito bem no início, mas por conta de um jogo mais agressivo da outra equipe, eles acabaram encostando. E vamos com esse espírito para a próxima etapa, com essa vontade de nos classificarmos para as finais. Os adversários se reforçaram, mas estamos preparados para enfrentá-los”, disse Alex.

O Estadual Sobre Rodas acontece no formato de etapas e a classificação dos quatro melhores times que seguem para o Final Four se dá através de pontos corridos.