No domingo de eleição, o Brasileirão dá um tempo e não terá nenhum jogo


Não podem ser disputados jogos de futebol oficiais no dia em que ocorre primeiro turno da eleições, em 7 de outubro. Dessa forma, a CBF confirmou a rodada do final com horários e dias da semana pouco usuais para a série A do Brasileirão. Corinthians e Flamengo, por exemplo, se enfrentam na sexta-feira, 5 de outubro, às 21h.

A 28º rodada do Campeonato Brasileiro será disputada em sete horários diferentes: na sexta feira, 5 de outubro, jogam Sport e Internacional às 19h, Corinthians e Flamengo às 21h e Santos e Vitória às 21h e 30. No sábado, 6 de outubro, se enfrentam Atlético-PR e América-MG às 16h, além de Chapecoense e Atlético-MG, no mesmo horário. São Paulo e Palmeiras jogam às 18h e Grêmio e Bahia às 21h.

Taça do Campeonato Brasileiro que será entregue em dezembro
Na segunda-feira, 8 de outubro, às 20h, o Fluminense joga contra o Paraná. Na terça-feira, nove de outubro, às 21h, ocorre o clássico carioca entre Botafogo e Vasco. A partida entre Cruzeiro e Ceará ainda não tem data definida, já que a equipe mineira joga pela Libertadores no dia 4 de outubro e pode ter que jogar a final da Copa do Brasil no dia 10, caso se classifique. A CBF tem como obrigação garantir um mínimo de 66 horas de descanso aos atletas entre uma partida e outra.

No segundo turno das eleições, que ocorrerá no dia 28 de outubro, mais uma vez o calendário de jogos da CBF deve ser alterado. A entidade, no entanto, ainda não desmembrou todas as rodadas, confirmando local, dia e horário até esta data.

Sempre às vésperas do período eleitoral, o Brasileirão tem a sua rodada antecipada por conta das eleições. Tipicamente, os jogos são transferidos para a sexta e sábado. Mesmo podendo transmitir as partidas no sábado, a Globo resolveu modificar a postura neste ano, e o torcedor ficará sem futebol na TV aberta no final de semana.

Sendo assim, a 28ª rodada do certame nacional que se inicia na próxima sexta (6), com Sport x Internacional, e terá o seu complemento no dia seguinte, não terá nenhum jogo exibido pela emissora carioca.

Provável justificativa
Para a 28ª rodada do Brasileirão, apenas dois jogos foram marcados para às 16h do sábado: Atlético-PR x América-MG e Chapecoense x Atlético-MG. O fato dos jogos não terem muito apreço no sentido de audiência e também para o mercado publicitário do eixo Rio-São Paulo, despontam como as principais justificativas desta mudança.