Outubro Rosa: caminhada encerra atividades da campanha

Uma caminhada entre a Praça São Francisco de Paula e o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC) marcou o encerramento das atividades da campanha Outubro Rosa, no último sábado (20), em São Francisco de Itabapoana (SFI). A prefeita Francimara Barbosa Lemos participou do evento, que também contou com o início dos trabalhos de um grupo de apoio e de um banco de lenços.

“Prevenir ainda é o melhor remédio. Eu costumo dizer que sou prova viva disso porque se eu não tivesse descoberto o câncer no início, de repente eu não estaria aqui falando para vocês”, afirmou a prefeita Francimara, destacando a importância da mobilização. Os participantes, incluindo homens, usavam roupas em tons de rosa e branco, fazendo alusão ao Outubro Rosa.
Na chegada da caminhada foram apresentados o grupo de apoio de portadoras de câncer de mama chamado “Mundo Feminino” e o banco de lenço “Lenço Solidário”, que funcionam no NUPRAPAC. Os lenços, que serão doados às pacientes em tratamento contra o câncer, podem ser entregues na própria sede do órgão, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180; nas Unidades Básicas de Saúde ou ainda às agentes comunitárias.

A campanha contou ainda com a realização de 205 exames, entre mamografia e ultrassonografia da mama, através do mamógrafo móvel, além de palestras acerca do tema em oito polos do Programa Saúde da Família (PSF).