"Outubro Rosa" leva conscientização contra o câncer de mama ao Via Esporte

Cerca de 100 mulheres de diferentes fixas etárias prestigiaram, neste domingo (21), uma caminhada no "Via Esporte", na Avenida Arthur Bernardes, para marcar a campanha "Outubro Rosa", voltada para a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema "Caminhada pela Vida", a promoção foi realizada pela prefeitura, através da Fundação Municipal de Esporte (FME), em  parceria com a Inter TV, Ultra Med e Unimed, com aferição de pressão arterial das participantes pouco antes da caminhada.

— Mais uma vez aproveitamos o "Via Esporte" para uma boa causa, como é essa campanha direcionada principalmente às mulheres para prevenção ao câncer de mama. Elas não devem se omitir e nem se esconder, seguindo as orientações de realizar periodicamente os procedimentos que são sempre orientados pelos médicos, para evitar essa grave doença — observa o diretor de Eventos da FME, Julio Cesar Siqueira.

Após um "aquecimento" com o professor da FME, Heraldo Junior,  e música do trio elétrico com o DJ  Beto Gusmão, as mulheres e também alguns homens caminharam cerca de 2km, no percurso de ida e volta pela Arthur Bernardes até a Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão).  No retorno, se refrescaram com água mineral e frutas oferecidas pela organização.

— Sempre que posso participo dessas atividades, que são ótimas para a saúde. Estou muito satisfeita de colaborar com a campanha — afirmou a aposentada Regina Ferreira, de 66 anos. "Temos que deixar a zona de conforto e ir à luta por uma saúde melhor. Gostei muito da caminhada", acrescentou a manicure Eliane Tavares, 25, que teve a companhia do marido, Fábio Sangali, 45. "Fiz questão de acompanhar e dar apoio", completou Fábio.

Também presente, a Secretaria Municipal de Saúde participou com as equipes do projeto de Tabagismo e Saúde das Mulheres. Além da aferição de pressão arterial e teste de glicemia, a equipe Viver Bem da Unimed Campos esclareceu dúvidas sobre prevenção da doença.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que quase 60 mil novos casos de câncer de mama vão surgir a cada ano do biênio 2018-2019, com um risco de 56.33 casos a cada 100 mil mulheres. Depois dos tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer mais frequente nas mulheres e o primeiro nas Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Na Região Norte, é o segundo mais incidente.