Paraná x Flamengo - De olho no título, Mengão visita lanterna do Brasileirão


Desde a demissão do técnico Maurício Barbieri e chegada de Dorival Jr., o Flamengo arrancou no Brasileirão, somando sete de nove pontos possíveis, fazendo seis gols e não tomando nenhum. A sequência pode ficar ainda melhor, já que, neste domingo, às 19h, visita o lanterna Paraná, pela 30ª rodada, na Vila Capanema, em Curitiba-PR.

O Mengão é terceiro colocado, com 55 pontos, quatro atrás do líder Palmeiras e um abaixo do Internacional. São Paulo, com 52, e Grêmio, com 51, completam a lista de postulantes ao título. O Tricolor da Vila, por outro lado, está virtualmente rebaixado à Série B de 2019: é 20º, com 17 pontos, 15 a menos do que o Vitória, primeiro fora do Z4.

O TRICOLOR DA VILA
O Paraná vai estrear o técnico Dado Cavalcanti, já que Claudinei Oliveira seguiu para a Chapecoense. A única novidade é o volante Jhonny Lucas, que retorna ao clube após um período de treinos com a seleção brasileira. Por outro lado, Jhony está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além dele, Guilherme Biteco, Felipe Augusto e Ortigoza, além de Cleber Reis, Nadson e Maicosuel estão entregues ao Departamento Médico.

"Fui campeão com o Paysandu da Copa Verde com uma linha de cinco no sistema defensivo. Acabou dando certo. É uma formação interessante, mas vai depender dos jogadores. Preciso saber o quanto estão confortáveis para tomar a decisão. Vamos ter cautela nesse momento", afirmou o treinador.

O MENGÃO
Recuperado de lesão muscular, o meia Diego não tem retorno garantido ao time titular do Flamengo. Apesar de ter trabalhado normalmente nos últimos dias, o jogador pode seguir de fora. Isso porque a equipe se acertou com Willian Arão em sua vaga e vem de vitórias convincentes contra Corinthians e Fluminense, ambas por 3 a 0, o que pode levar o técnico Dorival Júnior a manter o esquema.

"Não tem a decisão e a definição ainda. Aguardamos o Diego e a sua recuperação. Ainda está em recuperação. Não vamos ligar Diego ao Arão. O pensamento é sempre de aproveitar todos os jogadores possíveis. Diego é importante dentro e fora de campo e é um profissional que merece respeito. Tudo isso vai se completar quando tivermos os dois jogadores para explorar as características de cada um", declarou o treinador na quinta-feira.

CURIOSIDADES
o O Flamengo venceu os últimos três duelos contra o Paraná como visitante da Série A, marcando quatro gols e não sofreu nenhum.

o O Paraná não venceu nenhum de seus últimos 15 jogos no Brasileirão (4E 11D), além de não converter em 11 desses jogos.

o O Flamengo está há seis jogos sem perder no Brasileirão (4V 2E), e sem sofrer gols nos três jogos mais recentes.

o O Paraná marcou 25% dos seus gols de fora da área no Brasileirão 2018, a maior porcentagem no campeonato (3/12).

o O Flamengo é o time com mais gols marcados nos primeiros 15 minutos do primeiro (9) e segundo tempo (10) no Brasileirão 2018.

FICHA TÉCNICA
Paraná-PR x Flamengo-RJ
19h00
Vila Capanema - Curitiba (PR)

Árbitro: Braulio da Silva Machado - SC
Assistentes: Kleber Lucio Gil - SC e Neuza Ines Back - SC

Paraná-PR
Richard; René Santos, Rayan e Igor; Júnior, Leandro Vilela, Alex Santana e Juninho; Deivid, Silvinho e Grampola.
Técnico: Dado Cavalcanti

Flamengo-RJ
Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Lucas Paquetá; Éverton Ribeiro, Vitinho e Uribe.
Técnico: Dorival Jr.